Arquivo Histórico disponibiliza cartas de Dr. Blumenau - CURTA BLUMENAU

Documentos que estavam no acervo particular da Família Imperial, em Petrópolis, podem ser consultados 
na Fundação Cultural.

O Arquivo Histórico José Ferreira da Silva trabalha desde fevereiro com o Arquivo Histórico do Museu Imperial de Petrópolis na busca por informações sobre a troca de correspondências que dizem respeito ao Dr. Blumenau. Na última sexta-feira, dia 14, a Fundação Cultural conseguiu a digitalização do material que integra o acervo particular da Família Imperial.
Fazem parte desse acervo cartas, ofícios e relatórios. “Uma parte microfilmada já estava à disposição no Arquivo Histórico, mas a grande maioria não estava digitalizada”, salienta o presidente da Fundação Cultura de Blumenau, Rodrigo Ramos. “No conteúdo das cartas, há pedidos para quitar dívidas, textos escritos em português e assinados pelo Dr. Blumenau. Como curiosidade, ainda precisa ser desvendado se foi um copista que traduziu ou se foi o próprio quem escreveu.”
Compõem o acervo 50 documentos. Todo o material será transcrito para o português e disponibilizado para a comunidade. Também serão publicados na Revista Blumenau em Cadernos.
As pesquisas sobre documentos do fundador da cidade continuam na Alemanha, onde se encontra a historiadora e diretora do Arquivo Histórico, Sueli Petry. “Juntamente com a pesquisadora alemã Sabine Kiefer, estão coletando documentos interessantes e muitos inéditos para nós como o testamento do Dr. Blumenau, além de imagens inéditas que até então estavam repousando no arquivo histórico alemão, datadas do ano de 1877”, destaca Rodrigo Ramos. “Após a reunião de todo o material, ele deve compor a exposição das comemorações dos 200 anos de nascimento do fundador da cidade, Hermann Bruno Otto Blumenau.”

Por: Sérgio Antonello
Arquivo Histórico disponibiliza cartas de Dr. Blumenau - CURTA BLUMENAU Arquivo Histórico disponibiliza cartas de Dr. Blumenau - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on junho 18, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.