27 pessoas com deficiência concluem curso de capacitação e estão aptas para trabalhar em empresas da região - CURTA BLUMENAU



Formatura da primeira turma de 2019 do programa Escola Inclusiva acontecerá na terça-feira (6). Estudantes participaram da capacitação oferecida pela Viacredi, com o apoio da Central Ailos e em parceria com o Sesi 


Um levantamento feito pelo Ministério do Trabalho em 2018 apontou que o número de pessoas com deficiência em atuação está em ascensão. Naquele ano, foram mais de 46,9 mil contratações, 20,6% a mais do que em 2017. Esse aumento é fruto de projetos como a Escola Inclusiva, iniciativa da Viacredi, com apoio da Central Ailos, e em parceria com o Sesi, que capacita profissionais e os tornam aptos a ingressarem no mercado. Na terça-feira (6), mais uma turma concluirá o curso. Serão 27 alunos que, ao longo de três meses, estiveram em sala de aula em contato com professores especializados. A formatura será em Blumenau (SC) às 19h, no auditório do Sesi (Rua Itajaí, 3434, bairro Vorstadt).

Para a coordenadora da Organização do Quadro Social da Viacredi, Naiara Baron, é uma grande alegria contribuir para o crescimento profissional e pessoal dos estudantes. “Ver a motivação e o brilho no olhar deles quando terminam o curso é uma emoção que não tem preço”, diz. Segundo ela, a Escola Inclusiva é muito mais do que uma capacitação para o mercado de trabalho. “Contribuímos para que os participantes também tenham mais qualidade de vida, oportunidades e realizações”, complementa. Ao término do curso, muitos dos alunos são absorvidos pelas próprias instituições parceiras ou direcionados para vagas às quais se encaixem.

É o caso da Aline Prebianca, que é uma das formandas da primeira turma de 2019 e já foi contratada pela Viacredi. “O projeto é muito especial para mim, pois prepara não somente as pessoas com deficiência, mas também envolve as entidades parceiras para nos receber de forma acolhedora. Além de amigos e novos conhecimentos, a Escola Inclusiva me abriu esta oportunidade singular para trabalhar em uma empresa que valoriza a igualdade e a inclusão na prática”, comenta.

O curso é totalmente gratuito e, este ano, a Viacredi inovou e expandiu a capacitação para outras cidades. Além de Blumenau (SC), há uma turma em andamento em Itajaí (SC) e está começando outra em Indaial (SC). “Vimos a necessidade de contratação e a falta de pessoas qualificadas para as vagas disponíveis. A intenção é aplicar o programa em mais municípios onde a cooperativa atua e aumentar o leque de oportunidades para quem está em busca de inserção no mercado de trabalho”, finaliza Naiara Baron.

Sobre a Viacredi 
Constituída em 1951 por um grupo de funcionários da Companhia Hering, de Blumenau (SC), a Viacredi é uma cooperativa de crédito integrante do Ailos. A instituição está presente em 20 cidades catarinenses: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Ilhota, Indaial, Itajaí, Jaraguá do Sul, Luiz Alves, Massaranduba, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, Schroeder, São João Batista e Timbó. Atualmente possui mais de 500 mil cooperados e 1,5 mil colaboradores.

Sobre a Central Ailos
Constituída em setembro de 2002, a Central Ailos integra o Sistema Ailos e exerce um papel fundamental em centralizar e padronizar uma série de serviços administrativos e de apoio à gestão, garantindo um crescimento saudável de suas Cooperativas. O Sistema Ailos conta com mais de 750 mil cooperados, 13 cooperativas, mais de 200 postos de atendimento e R$ 7,5 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui mais de 3 mil colaboradores. As cooperativas que compõem o Sistema são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Únilos, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Viacredi e Viacredi Alto Vale.  


Por: Nádia Fontes
27 pessoas com deficiência concluem curso de capacitação e estão aptas para trabalhar em empresas da região - CURTA BLUMENAU 27 pessoas com deficiência concluem curso de capacitação e estão aptas para trabalhar em empresas da região - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on agosto 02, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.