Cooperados da Viacredi decidem sobre a ampliação da atuação para o Paraná
Já autorizada pelo Banco Central, nova área abrange as cidades de São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais e Curitiba. Assembleias começam ainda em setembro e, se aprovada pelos cooperados, a expansão deve impulsionar a projeção de crescimento da cooperativa, que é de chegar a 800 mil pessoas ligadas a organização até 2021
Ampliar o acesso ao cooperativismo de crédito é um dos objetivos da Viacredi, integrante do Ailos. Com autorização para atuação em 24 cidades catarinenses e com mais de 500 mil cooperados nessa região, a organização obteve aprovação do Banco Central para atuar também no Paraná, nos municípios de São José dos Pinhais, Colombo, Pinhais e Curitiba.
Agora, a ampliação depende dos cooperados, que estão sendo convocados para o processo assemblear extraordinário com início em setembro e término em outubro e expectativa de mais de 15 mil participantes. Após esse processo, os delegados levarão a decisão dos cooperados para deliberação na Assembleia Geral Extraordinária, em 31 de outubro.
A região, segundo o diretor administrativo da cooperativa, Adelino Sasse, conta com mais de dois milhões de habitantes e uma participação ainda tímida no cooperativismo de crédito com relação ao seu potencial. “Na nossa área de abrangência temos, em média, 32% de população cooperada, sendo que em alguns municípios esse número ultrapassa 50%, como é o caso de Blumenau. A intenção com essa expansão é ter mais presença em outros locais e continuar crescendo de forma sustentável, levando inclusão financeira e contribuindo com o desenvolvimento social também naquela região do Paraná”, diz. Até 2021 o plano é alcançar 800 mil cooperados na Viacredi.
Caso aprovada, a ampliação deve começar por São José dos Pinhais. “Lá a população possui um perfil bem semelhante ao nosso público catarinense”, diz. Outro benefício é que os cooperados poderão ter o mesmo padrão de atendimento físico e digital também em outro Estado. “O avanço das nossas tecnologias e modelo de relacionamento nos permitirá atuar sem fronteiras”, complementa.
Sasse explica que a expansão não se deu para as cidades catarinenses pois nelas há outras cooperativas do Ailos. “Vamos seguir melhorando a estrutura onde já estamos, buscando impactar na comunidade e no entorno de quem está aqui, e também queremos crescer oportunizando o acesso aos serviços e ações sistêmicas, não gerando concorrência".
A estratégia é atuar cada vez mais conjuntamente, ampliando a rede de atendimento para o cooperados e fortalecendo as cooperativas do sistema mutuamente. A representatividade ampla vai permitir agregar ainda mais valor aos cooperados, pois possibilitará benefícios em maior escala e mais oportunidades de negócios aos associados. “A principal característica da Viacredi é a proximidade com o cooperado e segue sendo nossa prioridade, afinal, unir pessoas e transformar vidas é o nosso propósito”, complementa o diretor.
Por: Nádia Fontes
Cooperados da Viacredi decidem sobre a ampliação da atuação para o Paraná
Reviewed by Curta Blumenau
on
setembro 17, 2019
Rating:
Nenhum comentário: