Blumenau volta ao risco gravíssimo para o coronavírus

 


Blumenau registrou nesta terça-feira, dia 24, 22.722 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 694 a mais do que registrado na última segunda-feira, dia 23, quando o município contabilizava 22.028 casos da doença.

Dos casos novos diagnosticados, 460 foram por meio de teste tipo RT-PCR, 42 rápidos, 192 de antígeno e nenhum sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2. Este teste vem sendo utilizado na rede privada.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 80.463 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 4120 pacientes estão em tratamento. Destes, 4.043 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 111 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 39 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 72 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 31 pacientes são de Blumenau (28 confirmados e 3 em análise) e 8 pacientes da região (7 confirmados e um em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 41%. Já em enfermaria são 64 de Blumenau (49 confirmados e 15 em análise) e 8 da região (todos confirmados), com taxa de ocupação de 41%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 496 atendimentos, com 140 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 18.422 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. Além disso, a cidade registra 180 óbitos decorrentes do Coronavírus.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Prefeitura mantém medidas de combate ao Coronavírus

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), segue o  acompanhamento diário das informações repassadas pelos hospitais, monitorando a demanda por leitos e ordenando as ações de combate ao Coronavírus.

Além disso, o poder público reforça que mantém as ações como a oferta de testes com rastreamento, isolamento e monitoramento de casos positivos ou pacientes, estruturação de espaços para atendimento a casos suspeitos. Desde o início da pandemia já foram realizados mais de 80 mil testes e tanto o espaço montado na Vila Germânica quanto os fast-tracks (atendimento rápido) instalados nos Ambulatórios Gerais seguem atendendo os casos suspeitos das 7h às 19h.

Os pacientes que tiveram exame positivo para Covid-19 também são acompanhados pela Central de Monitoramento. Por meio de telefone, médicos, técnicos em enfermagem e estudantes de enfermagem conversam com pacientes que estão em isolamento social para acompanhar a evolução dos sintomas e da doença.

A Prefeitura de Blumenau disponibiliza ainda um canal para que os pacientes possam esclarecer dúvidas sobre os resultados dos exames, ligando nos telefones 3381-7200 e 3381-6393, das 8h às 17h, nos dias de semana. As pessoas que tiverem dúvidas sobre o afastamento e cuidados relacionados a Covid-19 podem entrar em contato com a Central de Monitoramento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6587.

Atendimento odontológico do AG Fortaleza será transferido durante reforma

A partir desta quarta-feira, dia 25, o atendimento odontológico oferecido aos pacientes no AG Mário Jorge Vieira será transferido para o Campus 3 da Furb, localizado na rua São Paulo, 2.171, no bairro Itoupava Seca, próximo da Via Expressa. O horário de atendimento dos dentistas será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 19h.

O motivo da mudança é a realização das obras de ampliação e reforma do AG Fortaleza que atende 25 mil pessoas em sua área de abrangência. Os profissionais da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) iniciaram a mudança na última sexta-feira para o local provisório. O telefone de atendimento no novo espaço é o 3321-7344.

Os pacientes da Dra. Luciana Vieira, que se consultavam no AG Fortaleza das 16h às 20h, passarão a ser atendidos no USB São João, no Centro de Saúde Roseana Machado Pereira, localizado na rua 2 de Setembro, 1.212, defronte à Policlínica. O telefone do local é o 3381-7788 e horário das consultas será das 16h às 19h.

A intenção da Semus é aproveitar a estrutura do laboratório de odontologia da Furb para viabilizar o atendimento à população com conforto e segurança durante o período em que ocorre a reforma da unidade do bairro Fortaleza.

Demais atendimentos do AG Fortaleza

Desde a última segunda-feira, dia 23, os demais atendimentos da população assistida pelo AG Fortaleza estão sendo realizados no Hospital Universitário da Furb, localizado na rua Samuel Morse, 768, no bairro Fortaleza Alta. O telefone segue sendo o mesmo 3381-6130, assim como o horário de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.

Força-tarefa retoma trabalho de orientação em Blumenau

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Vigilância Sanitária, desde segunda-feira, dia 23, retomou os trabalhos da força-tarefa no município. Os servidores estão fazendo orientação em locais que descumprem as portarias impostas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

A medida foi tomada por conta do aumento do número de casos de Coronavírus confirmados nos últimos dias na cidade, embora a ocupação de leitos de UTIs e enfermarias seja considerada estável pelos médicos que compõem o grupo de crise.

Duas equipes estão percorrendo os bairros da cidade. Segundo o secretário de Defesa Civil, que coordena os trabalhos, coronel Carlos Olimpio Menestrina, a população precisa se conscientizar que a atitude de um cidadão pode impactar na realidade de muitos. “Vamos desenvolver um trabalho em conjunto com a Polícia Militar. Vamos orientar a população para o cumprimento das medidas impostas pelo Estado. Precisamos da colaboração dos blumenauenses para combater o Coronavírus”, salienta.

Atuação da força-tarefa

Entre junho e setembro, a força-tarefa fiscalizou estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Naquele período foram feitos 2.672 atendimentos, sendo lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação. Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também restringiram o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Foram realizadas barreiras sanitárias educativas. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas:

Quarta-feira, dia 25/11/2020

Bairro

EBM Profª Zulma Souza da Silva

Velha Central

EBM Paulina Wagner

Badenfurt

CEI Maike Andersen Deeke

Badenfurt

CEI Bertha Muller

Salto do Norte

CEI Profª Evelina E. Eischtaedt

Salto do Norte

EBM Profº Fernando Ostermann

Boa Vista

CEI Profª Maria Zimmermann

Boa Vista

EBM Profº João Joaquim Fronza

Testo Salto

EBM Gal. Lucio Esteves

Escola Agrícola

Quinta-feira, dia 26/11/2020

Bairro

EBM Profª Norma Dignart Huber

Escola Agrícola

CEI Evalino Roth

Escola Agrícola

CEI Profº Joao B. Petry

Velha Central

CEI Monteiro Lobato

Velha Central

CEI Olga Brehmer

Velha Central

OSC Perola

Velha Central

CEI Alberto Stein

Velha

OSC Amiguinho Feliz

Asilo

OSC Bom Amigo

Asilo

CEI Hilca Piazera Schnaider

Velha

CEI Oswaldo Buerger

Velha

EBM Profª Helena M. Nathalia Winckler

Velha

CEI Manoel da Luz Rampelotti

Escola Agrícola

CEI Marita Deeke Sasse

Escola Agrícola

Sexta-feira, dia 27/11/2020

Bairro

CEI Antônio José Curtipassi

Garcia

CEI Ingo Wolfgang Hering

Garcia

CEI Luiz Vargas

Garcia

CEI Paulo Tallmann

Garcia

CEI Profª Martinha Regis Moretto

Garcia

EBM Tiradentes e Profª Julia S.

Garcia

 

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6587. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200, durante a semana, das 8h às 17h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Ambulatórios Gerais realizam 488 testes para Covid-19

Os Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, além do Ambulatório de Referência da Vila Germânica, contam com estruturas que estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. Os atendimentos ocorrem todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

Somente nesta terça-feira, dia 24, as unidades realizaram 684 atendimentos e fizeram 488 coletas para o exame RT-PCR.

Blumenau volta ao risco gravíssimo para o coronavírus Blumenau volta ao risco gravíssimo para o coronavírus Reviewed by Curta Blumenau on novembro 25, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.