Mais de 300 crianças participam da Semana Literária Monteiro Lobato
"Loucura? Sonho? Tudo é loucura ou sonho no começo. Nada do que o homem fez no mundo teve início de outra maneira - mas tantos sonhos se realizaram que não temos o direito de duvidar de nenhum." E é com esta frase de Monteiro Lobato que se encerrou a Semana Literária 2025 que leva o nome do escritor. A edição deste ano atraiu à Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, famílias, professores e crianças de escolas e creches de Blumenau, que estamparam em seus rostos o encanto com as histórias contadas por personagens do Sítio do Picapau Amarelo.
A gerente da biblioteca municipal, Cristina Carvalho, considerou o evento mais um sucesso que caiu no gosto do público. “O sonho, a alegria, a ludicidade e o mundo da imaginação estiveram presentes nos olhares das 306 crianças que participaram deste evento maravilhoso de cultura, literatura e educação”, comentou.
As atividades desenvolvidas ao longo da semana destacaram a leitura e a convivência com personagens clássicos da literatura infantil que povoam a memória das crianças e até dos adultos. Em Blumenau, esse é um atrativo cultural consolidado há mais de 10 anos e envolve contos de histórias e interatividade dos estudantes com os personagens de Monteiro Lobato.
“Agradecemos as escolas participantes da rede municipal e particular de ensino, bem como todas as famílias blumenauenses que estiveram neste evento mágico”, disse, ainda Cristina.
Literatura infantil
No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional, isso porque nesse dia, em 1882, na cidade de Taubaté (SP), nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. O público alvo são crianças de 3 a 6 anos.
A Semana Literária 2025 também contou com a parceria da Arte Floral, que cedeu a arborização para o espaço, e da Secretaria de Turismo (Sectur), que proporcionou a grama para o espaço lúdico criado especialmente para o evento.
Nesses três dias, algumas escolas aproveitaram para levar as crianças para um piquenique no Horto Botânico Edith Gaertner, que fica ao lado da biblioteca. Já a exposição do Sítio do Picapau Amarelo permanece aberta ao público até o dia 30 de abril.
Participações:
CEI Menino de Nazaré - Itoupava Central
Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber - Ribeirão Fresco
CEI Edgar Sasse - Bairro Fortaleza
Escola Infantil Contos e Cores - Velha
Escola Infantil Anjo Protetor - Velha
CEI Professora Lenyr Peiter Starke - Itoupava Central

Nenhum comentário: