Amor que nutre: mães falam da importância da doação de leite humano em Blumenau
“É muito gratificante poder doar”. Assim, a mamãe Camila Cristina Reeck Backmann começou o depoimento durante o café da manhã organizado pelo Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau nesta segunda-feira, dia 19. O encontro teve o objetivo de agradecer a solidariedade das 170 mulheres que doaram leite materno de janeiro a abril de 2025 e mostrar para as mães toda a estrutura e trabalho da equipe do BLH.
Desde o início do ano, 621 bebês prematuros foram beneficiados graças à solidariedade das doadoras que, juntas, doaram 573 litros de leite materno.
E o depoimento da Camila segue: “O que mais me incentivou foi uma prima que nasceu prematura de 34 semanas e ficou 28 dias na UTI. Vê-la naquele estado, necessitando de leite e eu tendo tanto para doar, foi o que me abriu os olhos”, compartilha.
Já a mãe Valesca Grotmann Santos conta que está doando leite materno pela primeira vez, desde a terceira semana de vida do filho. “É muito legal saber que a gente pode ajudar. Eu tenho muito leite e é muito bom poder doar, ajudar as outras pessoas, mesmo sem saber quem a gente está ajudando. E estar aqui hoje, conhecendo toda a estrutura e a equipe que faz acontecer é muito gratificante”.
A coordenadora do Banco de Leite Humano de Blumenau, Cristiana Menezes, diz que o leite materno doado é fundamental, “especialmente para os bebês prematuros, que nascem com sistemas imaturos e necessitam dessa proteção extra”.
O secretário de Promoção da Saúde, Douglas Rafael, expressou a gratidão às mães doadoras. “Este encontro é uma singela homenagem a essas mães extraordinárias que fazem o serviço do Banco de Leite Humano ser a referência que é. Muito obrigado a todas vocês”.
Faça a diferença
Para se tornar uma doadora, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite Humano de Blumenau de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Caso prefira o atendimento pelo Whatsapp, o contato é o (47) 3381-7570. Após o cadastro, a equipe do Banco de Leite agenda uma visita na casa da doadora para passar as instruções sobre o processo de extração e conservação do leite.
Semanalmente, a equipe do BLH visita as doadoras, recolhe o leite doado e leva o material necessário para a doação, como frascos esterilizados, touca e máscara, e presta todas as orientações necessárias sobre a coleta e o armazenamento do líquido. O leite doado é pasteurizado, analisado e submetido a um rigoroso controle de qualidade para garantir a recuperação e o desenvolvimento dos bebês, porque o líquido possui anticorpos e outros organismos que fortalecem o sistema imunológico da criança.
Critérios para doação
O Ministério da Saúde preconiza que a mãe e o bebê devem ser saudáveis e não terem problemas com a amamentação. A candidata não pode ser fumante, usuária de álcool ou drogas ilícitas, ou, ainda, de medicamentos incompatíveis com a amamentação; e deve apresentar os exames pré e pós-natal, compatíveis com a doação de leite humano.
Assessora de comunicação: Elaine Malheiros
Foto: Marcelo Martins

Nenhum comentário: