Blumenau Filarmônica apresenta Ópera em Concerto no dia 24 de maio no Teatro Carlos Gomes



Ópera e filarmônica em destaque. No dia 24 de maio, a Blumenau Filarmônica (BLUFIL) traz para o palco do Teatro Carlos Gomes Blumenau (TCGB) Ópera em Concerto, com as participações especiais da soprano Thayana Roverso (SP) e da mezzosoprano Juliana Taino (SP), que irão interpretar no programa da noite peças solo acompanhadas pela orquestra da BLUFIL: La traviata, de Giuseppe Verdi; Samson et Dalila (Sansão e Dalila), de Camille Saint-Saëns; Carmen, ópera de Georges Bizet; Der Rosenkavalier (O Cavaleiro da Rosa), de Richard Strauss; Gianni Schicchi, obra de Giacomo Puccini; Il barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha), de Gioachino Rossini; Les contes d'Hoffmann (Os Contos de Hoffmann), de Jacques Offenbach; e Lakmé, ópera em três atos de Léo Delibes. A filarmônica é regida e idealizada pelo maestro Lucas Araujo, que comanda mais de 50 instrumentistas no palco. O concerto ocorre às 19h30, no Auditório Heinz Geyer, com entrada gratuita, e retirada de ingressos antecipados pelo www.sympla.com.br/evento/blumenau-filarmonica-opera-em-concerto/2953438 

“Diferentemente de tudo que a BLUFIL apresentou até então, este concerto será uma verdadeira noite de gala e requinte ao som de algumas das principais árias de ópera do repertório mundial. Será o primeiro encontro da orquestra com solistas (cantoras). Como convidadas para este concerto, traremos duas das mais belas vozes e que são destaque nas principais casas de ópera do país: Thayana Roverso (soprano) e Juliana Taino (mezzo-soprano). Será um concerto brilhante”, celebra o maestro Lucas Araujo.

A soprano Thayana Roverso é Mestre em performance vocal pelo Conservatório Francesco Venezze, em Rovigo (Itália) e pós-graduada em Pedagogia Vocal e Fisiologia da Voz pela Faculdade Santa Marcelina. Thayana cantou sob a regência de diversos maestros do país, dentre eles, Cláudio Cruz, Luiz Otávio Santos, Roberto Minczuk, Abel Rocha, Luis Gustavo Petri, Victor Hugo Toro, Claudia Feres entre outros. Cantou os papéis de Nedda, em “I Pagliacci”, Juliette em “Romeo et Juliette” de Gounod, Anna Gomes e La Straniera em “The Consul” de Gian Carlo Menotti, Morgana em “Alcina”, de Händel, Rosalinde e Adelle em “Die Fledermaus” de Strauss,  Musetta em “La Bohème” de Puccini, Zerlina em Don Giovanni, Kohout em “A Raposinha Astuta” de Janacek, Berenice em “L’occasione fa il Ladro de Rossini, Frasquita “Carmen” de Bizet, L’amore em “Orfeo ed Euridice” de Gluck, Ninetta em “La finta semplice” de Mozart e Serpina em “La Serva Padrona” de Pergolesi. Atuou como solista em países como Itália, China, Jordânia entre outros.

Já a mezzo-soprano Juliana Taino é vencedora de diversas competições nacionais de canto, entre elas o Concurso Jovens Solistas da Fundação Clóvis Salgado, o Concurso Maria Callas e o Concurso Linus Lerner. Em atuação desde 2011, foi solista em obras como a Nona Sinfonia de Beethoven, o Stabat Mater de Pergolesi e a Missa de Santa Cecília do Padre José Maurício Nunes Garcia. No campo operístico, participou de montagens de Nabucco, La Traviata e Rigoletto (Verdi), The Rake’s Progress(Stravinsky), O cavaleiro da rosa (R. Strauss), Così fan tutte (Mozart), Sonho de uma noite de verão(Britten), entre outras. Formada em Música pelo Centro Universitário FIAM-FAAM e pós-graduada em Performance pelo Instituto Alpha, integrou as primeiras turmas do pera Studio do Theatro Municipal de São Paulo e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro. Em 2023, fez sua estreia no Festival Amazonas de Ópera e no Teatro Colón, em Buenos Aires.

A Blumenau Filarmônica estreou em 1º de novembro de 2024, no Teatro Carlos Gomes Blumenau, com sucesso de público em todas as apresentações. O próximo concerto ocorrerá no dia 15 de junho (domingo), às 19h, e contará com a participação especial do pianista Cristian Budu. O programa da noite trará obras de Mendelssohn (Abertura As Hébridas); Mozart (Concerto para Piano e Orquestra n. 20) e Beethoven (Sinfonia n. 7); com a regência de Lucas Araujo; no palco do Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes Blumenau. O Projeto Orquestra Filarmônica de Blumenau é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da HAVAN, CELESC e KARSTEN. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/blumenaufilarmonica

SERVIÇO
Blumenau Filarmônica, Concerto Árias de Ópera
Dia 24 de maio, sábado, às 19h30
Direção artística e regência: Lucas Araujo
Convidadas: soprano Thayana Roverso (SP) e mezzosoprano Juliana Taino (SP)
Local: Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes Blumenau (R. XV de Novembro, 1181, Centro)
Entrada gratuita
Ingressos pelo www.sympla.com.br/evento/blumenau-filarmonica-opera-em-concerto/2953438 (liberação em dois lotes a partir das 20h do dia 16/05/2025, sendo 1 lote para plateia geral, e, 1 lote para pessoas idosas)
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 2 horas
Realização: ABBAFE.

PROGRAMA DA NOITE
Árias de Ópera (peças solo acompanhadas pela orquestra)
La traviata: Ópera por Giuseppe Verdi: É uma ópera em quatro cenas de Giuseppe Verdi. Foi baseada no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho. Estreou a 6 de março de 1853, no Teatro La Fenice. Composição de 1853.
Samson et Dalila (Sansão e Dalila): Ópera por Camille Saint-Saëns: É uma ópera em três atos do compositor francês Camille Saint-Saëns, baseado nos capítulos 13 a 16 do Livro dos Juízes da Bíblia. Este tema bíblico e as escolhas dramatúrgicas e formais de Saint-Saëns colocam Samson e Dalila a meio caminho entre a ópera e o oratório. Composição de 1877.
Carmen: Ópera por Georges Bizet: É uma ópera em quatro atos do compositor francês Georges Bizet, com libreto de Henri Meilhac e Ludovic Halévy, baseado no romance homônimo de Prosper Mérimée. Estreou em 1875, no Opéra-Comique de Paris. 
Der Rosenkavalier (O Cavaleiro da Rosa): Ópera por Richard Strauss: É uma ópera cômica em três atos de Richard Strauss, com libreto de Hugo von Hofmannsthal. Estreou no Königliches Opernhaus de Dresden, a 26 de janeiro de 1911. Composição de 1910.
Gianni Schicchi: Ópera por Giacomo Puccini: É uma ópera cômica em um ato de Giacomo Puccini com libreto italiano de Giovacchino Forzano , composta em 1917-18. O libreto é baseado em um incidente mencionado na Divina Comédia de Dante. 
Il barbiere di Siviglia (O Barbeiro de Sevilha): Ópera por Gioachino Rossini: foi composta em 1815 e estreou em 1816. O libreto é baseado na peça de Pierre-Augustin de Beaumarchais, "Le Barbier de Séville" (1775). 
Les contes d'Hoffmann (Os Contos de Hoffmann): Ópera por Jacques Offenbach, com libreto escrito por Jules Barbier, baseado em três contos de E.T.A. Hoffmann, que é ele próprio um dos personagens da obra. Teve a sua estreia em Paris, na Opéra-Comique, em 10 de fevereiro de 1881.
Lakmé: É uma ópera em três atos de Léo Delibes, que estreou em 14 de abril de 1883, em Paris. A ópera passa-se na Índia, durante o período do domínio Britânico.

Foto: Lucas Prudêncio

 

Blumenau Filarmônica apresenta Ópera em Concerto no dia 24 de maio no Teatro Carlos Gomes Blumenau Filarmônica apresenta Ópera em Concerto no dia 24 de maio no Teatro Carlos Gomes Reviewed by Curta Blumenau on maio 16, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.