Lançamento do Livro Oktoberfest Blumenau - 40 anos
Escrever e organizar este livro tornou-me formalmente testemunha da saudável interferência da Oktoberfest Blumenau, desde 1984 até os dias atuais, na sociedade silenciada no período do nacionalismo.
Como arquiteta, reconhecemos de maneira conclusiva que a Cidade ou “Casa da Oma”, “ a Casa da Nona” ou, ainda, a “Casa da Vó”, tem cheiro, tem sabor, tem melodia, tem espaços (arquitetura) - e tudo isso é questão de saúde pública dentro de um grupo de pessoas, pois traz boas sensações, além daquela de pertencimento nesse grupo, com base na célula familiar. Em determinado período, as pessoas foram impedidas de praticar sua cultura nas diversas formas possíveis e induzidas a negar sua história familiar.
A Oktoberfest Blumenau, além de “neutralizar” esse momento não muito feliz, graças a uma decisão corajosa tomada pelo Secretário de Turismo de Blumenau, Antônio Pedro Nunes, em outubro de 1984, após as grandes enchentes, e também apresentada como uma opção econômica para a cidade e região (antes mesmo dessas tragédias naturais), tornou-se “o palco do despertar cultural e o resgate da autoestima de, pelo menos, duas gerações.
Ainda que este trabalho tenha se iniciado há 15 anos, após a percepção de que havia deliberada intenção de mudar o curso da história da grande festa, concluímos que poderia ser registrado em livro o efeito das mudanças socioculturais ocorridas, não somente em Blumenau, mas em toda a região ou mesmo regiões do Estado, pelo surgimento de novas festas com o perfil inspirado na Oktoberfest Blumenau.
O “palco” da Oktoberfest Blumenau, muito além de aquecer a economia, tornou-se modelo de realizações e incentivo às atividades relacionadas a dança, música e também gastronomia. E propicia, também, a manutenção da real integração de grupos culturais locais e da Alemanha, país de origem dos pioneiros da região do Vale do Itajaí e de muitas outras regiões de Santa Catarina e do Brasil.
Deixamos esta contribuição para as muitas áreas da ciência, na academia, e para a sociedade em geral, que de alguma forma participa da festa (ou participou), como um Registro para a História.
Aguardamos, juntamente com muitos grupos culturais da cidade, da região, do país e de fora dele, a realização da 40ª edição da Oktoberfest Blumenau, que acontecerá no ano de lançamento deste livro, 2025. Seu objetivo é compartilhar esta história que continuará nas próximas edições.
Dia: 24 de Julho de 2025 às 19h45
Local: C.C. 25 de julho de Blumenau
Rua Alberto Koffke, 354 - Centro, Blumenau

Nenhum comentário: