Mais de 10 mil pessoas impactadas por ações de educação ambiental no Junho Verde de Blumenau



A delegação de Blumenau conquistou mais de 80 medalhas nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares (Parajesc) 2025, competição disputada na cidade entre sexta-feira e domingo, dias 5 a 7, e que reuniu mais de 400 paratletas de 48 municípios catarinenses.

O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), e contou com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias do Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

Ao todo, os estudantes blumenauenses conquistaram 83 medalhas na competição, sendo 73 de ouro, seis de prata e quatro de bronze. A modalidade mais vitoriosa foi o atletismo, com 51 medalhas (44 ouros, quatro pratas e três bronzes), seguida pela natação, com 29 medalhas (27 ouros e duas pratas). As demais medalhas foram conquistadas no tênis de mesa (um ouro e um bronze) e na bocha paralímpica (um ouro).

“Essas medalhas são motivo de muito orgulho para Blumenau. São resultados que mostram toda a força, dedicação e talento dos nossos estudantes e técnicos, bem como comprovam o trabalho sério desenvolvido com o paradesporto escolar em nossa cidade. O esporte é uma ferramenta de transformação social e de inclusão. Parabéns a todos”, comemora a secretária Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Bruna Daniel.

Cinco modalidades foram disputadas durante o Parajesc: atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. O quadro seguiu o programa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), mas somente cinco modalidades atingiram o número suficiente de inscritos para a competição.

Jesc 12-14 anos

Além do Parajesc, Blumenau também sedia os Jogos Escolares de Santa Catarina, na categoria 12 e 14 anos (Jesc 12-14 anos). Iniciada na sexta-feira, a competição segue até a próxima segunda-feira, dia 14, e reúne mais de 3 mil estudantes de diversos municípios catarinenses, que se enfrentarão em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez.

Durante o primeiro fim de semana, os estudantes de Blumenau conquistaram 31 medalhas no Jesc, sendo 17 ouros, nove pratas e cinco bronzes. Atletismo, com nove medalhas (seis ouros, duas pratas e um bronze) e ginástica rítmica, com oito (seis ouros, uma prata e um bronze) foram as modalidades mais vitoriosas.

“É muito gratificante sediarmos essas competições tão importantes. Estes estudantes são o futuro do esporte catarinense e brasileiro. Mas acima de tudo, trata-se de uma experiência enriquecedora, que transforma vidas”, destaca o secretário do Esporte, Sérgio Galdino.

Assessor de comunicação: Luan Carlos Tamanini

Mais de 10 mil pessoas impactadas por ações de educação ambiental no Junho Verde de Blumenau Mais de 10 mil pessoas impactadas por ações de educação ambiental no Junho Verde de Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on julho 08, 2025 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.