Concrete Show 2025 tem primeiro dia marcado por recorde de expositores, conteúdo técnico e sustentabilidade nos estandes
Começou, no São Paulo Expo, a 16ª edição do Concrete Show South America, o maior evento da cadeia construtiva do concreto na América Latina. Com mais de 450 expositores, o evento já mostrou no primeiro dia porque é referência global em negócios, inovação e conhecimento técnico para o setor.
A cerimônia de abertura reuniu autoridades e líderes do setor para celebrar as inovações e perspectivas de crescimento da construção civil brasileira, reforçando a relevância da feira como palco de tendências e oportunidades de negócios.
Marco Basso, presidente da Informa Markets, abriu o evento destacando o papel da feira em “conectar mercados e gerar negócios pelos principais setores da economia”. Com mais 450 expositores nacionais e internacionais confirmados, a edição de 2025 traz como destaques a Praça de Alvenaria e o inédito espaço Mega Demo, com demonstrações de construções eficientes e sustentáveis.
Além disso, o público acompanhou uma programação intensa de conteúdos técnicos e debates sobre inovação, incluindo as novas soluções para pavimentação de concreto, tema que ganhou destaque entre especialistas e empresas presentes.
“Não é apenas no tamanho que o setor impressiona, é também na capacidade de inovação. Vemos uma adoção crescente de tecnologias digitais, soluções sustentáveis e processos mais eficientes, como uso de inteligência artificial, automação e métodos construtivos industrializados, que reduzem custos, prazos e impactos ambientais”, reforça Fernando D'Ascola (foto), Head de Infraestrutura e Tecnologia da Informa Markets Latam.
Better Stands - iniciativa de sustentabilidade atinge cerca de 95% dos estandes do Concrete Show
Outro ponto alto do dia foi a primeira avaliação do programa global Better Stands, iniciativa de sustentabilidade criada e implementada globalmente pela Informa Markets, reconhecida por todo o setor de eventos. O programa tem como objetivo eliminar estandes descartáveis e incentivar a adoção de estruturas mais sustentáveis, categorizando os estandes em níveis bronze, prata ou ouro.
“O Better Stands está alinhado justamente com essa demanda de diminuir a geração de resíduos nas construções dos estandes, definindo boas práticas sustentáveis”, explicou Herbert Kanashiro, coordenador de sustentabilidade da Informa Markets.
Dentre os destaques, também estão os painéis da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (ABESC)
4º Congresso ABESC de Pavimento Urbano de Concreto (PUC)
Abrindo o primeiro dia do Concrete Show 2025, um dos assuntos abordados foi o PUC. Em seu discurso de abertura, Álvaro Barbosa, coordenador técnico da ABESC, destacou: “Não estamos inventando a roda; apenas o que estamos fazendo é pegar as principais práticas e as informações disponíveis”, visando fazer o melhor uso dessa técnica.
- Desmitificando o projeto do PUC - Pavimento Urbano de Concreto
O Pavimento Urbano de Concreto possui vantagens em relação ao asfalto e, inclusive, é apontado pela engenharia como uma opção mais viável para o setor. No painel, o engenheiro Eduardo Tartuce, sócio da MixDesign, explicou algumas razões para tal afirmação, além de desmistificar alguns mitos que circundam o PUC.
O especialista aponta que o PUC é o futuro da pavimentação, visto que traz economia a longo prazo, possui uma resistência superior e, não menos importante, apresenta um melhor conforto técnico, pois o Pavimento Urbano de Concreto absorve menos o calor, deixando o local com aproximadamente metade da temperatura, em comparação com a pavimentação em asfalto.
- Mobilidade e Organização Urbana Inteligente com a utilização do PUC
Buscando destrinchar como é o funcionamento público para utilização do Pavimento Urbano de Concreto, o painel detalhou o passo a passo da licitação dentro de um sistema público. Aliás, o foco da apresentação, como foi anunciado no início, mudou para “Aplicação do PUC pelo Poder Público”.
O responsável por fazer o detalhamento foi o engenheiro Willian Pulz, secretário municipal da Prefeitura de Taquarituba, pequena cidade interiorana de São Paulo com cerca de 24 mil habitantes. "O PUC é uma solução, mas não é a única. Tudo é especificado no estudo que sai do Departamento de Engenharia, dando as soluções possíveis para que possam ser feitas a contratação”, explica o especialista.
- Benefícios Do PUC em Programas Habitacionais
Em um país em que há uma grande demanda de programas habitacionais, com o Governo Federal, em parceria com os estaduais, auxiliando a população mais vulnerável a obter seu primeiro imóvel, a engenharia precisa pensar sempre um passo à frente para poder entregar não apenas moradias de qualidade, como também cada lote estar disponível em tempo hábil. Desta forma, o Concrete Show 2025 contou com a apresentação de João Faccio, diretor técnico da Construtora JFilho, de Sergipe, para explicar como a utilização correta do PUC pode ajudar nesse processo, além de reduzir custos e evitar retrabalhos.
Congresso Construindo Conhecimento
O Congresso Construindo Conhecimento reuniu líderes, especialistas e autoridades que debateram o papel transformador do concreto no desenvolvimento das cidades:
- Soluções em concreto para o crescimento social e econômico das cidades: abordagem inovadora com foco em tecnologia e sustentabilidade.
- Hermano Pinto (Informa Markets): conduziu a programação, explicando como o uso de tecnologias avançadas aumenta a eficiência na construção civil, além de destacar inovações como, aditivos e fibras, que estão tornando o setor mais competitivo globalmente.
- Julio Timerman (IBRACON): reforçou a importância do evento no calendário da construção civil brasileira.
- Infraestrutura urbana (Marcos Monteiro, Prefeitura de SP): também estava presente no painel e apresentou os avanços significativos na infraestrutura urbana da cidade. Dentre os destaques, estão: drenagem, mitigação de riscos, revitalização do centro e projetos educacionais.
- Grandes obras (Aldo Frati, Linha 2 – Verde do Metrô): extensão de 8 km, 8 estações, uso de 1,46 milhão de m³ de concreto, com impactos positivos na mobilidade e redução de emissões de CO₂.
- Sustentabilidade (Wagner Lopes, ABESC): destaque para o papel do concreto na qualidade de vida e no desenvolvimento das cidades.
Ibracon abre espaço para inovações e soluções sustentáveis em concreto durante o Concrete Show 2025
- Painel 1 – Abertura Ibracon
O Ibracon destacou inovações e sustentabilidade no uso do concreto, com temas como impressão 3D e o monitoramento estrutural (SHM). A entidade reforçou sua missão de difundir conhecimento técnico e sustentável para toda a cadeia produtiva. - Painel 2 – Pegada de Carbono
Foi discutida a desmaterialização, estratégia para reduzir o uso de materiais e emissões na construção civil. Estudos mostraram que é possível alcançar soluções mais sustentáveis sem elevar custos, aproximando o setor da meta de carbono neutro até 2050. - Painel 3 – SHM (Structural Health Monitoring)
O monitoramento contínuo de estruturas permite acompanhar em tempo real a “saúde” de pontes, viadutos e estádios, antecipando riscos e prevenindo acidentes. A tecnologia, já usada na China, Canadá e Itália, começa a ser aplicada no Brasil. - Painel 4 – Impressão 3D em Concreto
A construção 3D em concreto já é realidade no Brasil, oferecendo superfícies sem fissuras, menor desperdício de material (até 50% de economia) e solução frente à escassez de mão de obra qualificada, sem gerar impacto social negativo.
Em conjunto, os painéis reforçam como tecnologia, inovação e sustentabilidade estão moldando o futuro do concreto e da construção civil no país.
Com mais de 450 marcas expositoras e experiências programadas até quinta-feira (21), o Concrete Show 2025 segue reunindo profissionais do setor construtivo para networking, oportunidades de negócios e apresentação de novas tecnologias.
Serviço:
16ª edição Concrete Show South America
Até 21 de agosto/25 - das 13h às 20h
São Paulo Expo - pavilhões 1, 2 e 3
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 - CEP: 04329-900 São Paulo SP
Inscrições para visitantes (aberto a profissionais do setor construtivo)
Sobre o Concrete Show
Em 2025, o Concrete Show chega a sua 16ª edição no Brasil consagrado como o maior evento de negócios ligados à cadeia produtiva da construção civil da América Latina. A feira integra o circuito World of Concrete no mundo, evento internacional anual dedicado as indústrias de construção comercial de concreto e alvenaria, que congrega o World of Concrete Asia, ExpoChiac, World of Concrete India, World of Concrete Europe e World Concrete Toronto Pavilion, organizado pela promotora global Informa Markets.
Com ênfase na indústria do concreto e de seus assuntos correlatos, fomenta o mercado e promove ao redor do mundo conteúdo técnico qualificado, networking e oportunidades de negócio, alavancando a cadeia construtiva e reunindo tecnologias e tendências do setor. O Concrete Show também se tornou uma plataforma de negócios completa para a cadeia produtiva da construção em concreto e tem como objetivos gerar relacionamentos e entregar conteúdos de qualidade, em sinergia, nos ambientes digital e físico.
O evento é realizado pela Informa Markets, a maior promotora de feiras de negócios do Brasil e a principal promotora de eventos, conferências e treinamentos do mundo.
Informações à imprensa
Britto Comunicação

Nenhum comentário: