Educação e Meio Ambiente transformam a Vila Germânica em espaço de ciência e criatividade
Nesta sexta-feira e sábado, dias 8 e 9, o setor 2 do Parque Vila Germânica será transformado em um grande espaço de conhecimento, criatividade e reflexão. A programação contempla a 2ª Feira Municipal de Iniciação Científica (Femic) e o 8º Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (Ebea). Ao todo, são 130 trabalhos desenvolvidos por estudantes e profissionais da educação de 82 Centros de Educação Infantil (CEI), 46 Escolas Básicas Municipais e dois Centros Educacionais de Jornada Ampliada (Cematepca).
A ação é promovida pela Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação (Semed) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Os trabalhos da feira científica serão avaliados por 83 convidados e o evento também contará com apresentações culturais das instituições de ensino, valorizando a expressão artística da rede municipal.
A abertura oficial ocorre na sexta-feira, às 8h, e a programação segue até 19h. No sábado, as atividades serão das 8h às 12h, com cerimônia de premiação e certificação dos projetos científicos às 11h20. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
A iniciativa valoriza o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento. “Criamos esse espaço para que nossos estudantes possam apresentar à comunidade o que aprenderam e o que vêm desenvolvendo dentro do ambiente escolar. São experiências que refletem o compromisso e a dedicação de toda a nossa rede. Tenho certeza que vamos nos surpreender”, afirma o prefeito Egidio Ferrari.
A Feira Científica visa apresentar projetos nas áreas de sustentabilidade, iniciação científica, cultura digital e ampliação cultural, consolidando um ambiente rico de trocas e inspirações. Para a secretária de Educação, Simone Probst, o evento representa o compromisso da rede municipal com uma educação transformadora. “Esses trabalhos revelam o quanto nossos profissionais e estudantes estão engajados em construir uma escola viva, conectada e com os desafios do nosso tempo. É uma alegria imensa ver o protagonismo das nossas crianças e jovens sendo valorizado com tanta sensibilidade e dedicação”, destaca.
Educação Ambiental
Ao mesmo tempo, o Ebea irá compartilhar práticas educativas relacionadas ao meio ambiente e contará com oficinas gratuitas para estudantes e professores. O objetivo é promover a socialização dos trabalhos e despertar reflexões sobre a conscientização ambiental. “Essa troca de experiências entre as escolas, instituições e órgãos públicos é importante para consolidar e integrar as ações de educação ambiental, contribuindo para uma maior conscientização e a mudança de hábitos e comportamentos em prol da sustentabilidade”, pontua o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Robson Tomasoni.
Além das exposições estudantis, educadores ambientais da Semmas promoverão oficinas gratuitas no dia 9: às 10h e às 15h sobre serpentes; e também às 10h outra oficina para ensinar a fazer geotinta. O evento reunirá também estandes de órgãos municipais e instituições parceiras.

Nenhum comentário: