Mais de 130 projetos da Rede Municipal foram apresentados na Feira de Iniciação Científica e no Encontro de Educação Ambiental
A manhã deste sábado, dia 9, marcou o encerramento de dois dias intensos de aprendizado, criatividade e reflexão no setor 2 da Vila Germânica. A cerimônia de premiação coroou os destaques da 2ª Feira Municipal de Iniciação Científica (Femic) e do 8º Encontro Blumenauense de Educação Ambiental (Ebea), eventos que reuniram mais de 130 trabalhos produzidos por estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino.
Durante a programação, o público teve a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos em 82 Centros de Educação Infantil, 46 Escolas Básicas,dois Centros Educacionais de Jornada Ampliada e duas instituições privadas e uma Organização da Sociedade Civil (OSC) credenciadas ao município. As temáticas abordaram sustentabilidade, cultura digital, iniciação científica e ampliação cultural.
A secretária de Educação, Simone Probst, celebrou a participação ativa da rede: "Foi uma linda demonstração de como nossas escolas estão vivas, criativas e conectadas com o mundo. Os estudantes mostraram protagonismo e os profissionais, muita sensibilidade e compromisso com a educação de qualidade", destacou.
Além das exposições científicas, a programação incluiu apresentações culturais e oficinas temáticas promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), com atividades práticas sobre serpentes e geotinta, entre outras ações voltadas à educação ambiental.
Presente na cerimônia de encerramento, o prefeito Egidio Ferrari também elogiou o envolvimento da comunidade escolar: "Blumenau dá mais um passo rumo a uma educação inovadora, que valoriza o conhecimento e prepara nossas crianças e jovens para o futuro".
A Femic e o Ebea são promovidos pela Prefeitura de Blumenau, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e integram o calendário de ações que visam fortalecer a formação integral dos estudantes da rede municipal.
Classificação Feira
Categoria Educação Infantil:
Categoria 1 (creche):
1° Lugar CEI Erwin Passold- Uma Trilha de Cores e Tons
2° Lugar CEI Vereador Ewaldo Mortiz- Do reciclado ao alternativo, o que faço com o meu lixo? Um convite à criatividade.
3º Lugar CEI Max Scheidemantel- Janelas para o Mundo: Vivendo a Diversidade Cultural
Categoria 2 (Pré-Escola):
1° Lugar CEI_Prof. Leonildes Westarb- Jardim das descobertas
2° Lugar CEI Hilca Piazera- Fortalecendo vínculos e construindo memórias
3º Lugar EIM Capitão Euclides de Castro- EcoJardim; Águas que alimentam.
Categoria Ensino Fundamental Categoria 3 Anos Iniciais (1º ao 5º ano - ensino regular e EJA)
1° Lugar EBM Lauro Muller- Hóquei de Quadra para o Caderno: Um projeto interdisciplinar
2° Lugar EBM Olga Rutzen- Safari da Alfabetização com Elmer, o elefante xadrez Literacy Safari with Elmer, the checkered elephant
3º Lugar EBMB Helena Martha Natália Wincklder- Costurando um amanhã sustentável: reaproveitando resíduos têxteis
Categoria 4 Anos Finais (6º ao 9º ano - ensino regular e EJA).
1° Lugar EBM Paulina Wagner- A Influência da Música na Formação dos Estudantes do Ensino Fundamental
2° Lugar EBMB Prof. Rodolfo Hollenweger- Casacômetro: Contando casacos perdidos, somando consciêntização.
3º Lugar EBM Henrique Alfarth- Terra:BIT - Medidor de umidade do solo com micro:BIT
Assessora de comunicação: Júlia Gabriela Vanderlinde
Foto: Marcelo Martins

Nenhum comentário: