Museu da Família Colonial recebe visitantes com Terno de Reis nesta quinta-feira, da 21
O Museu da Família Colonial vai receber os visitantes na tarde desta quinta-feira, dia 21, com uma apresentação da Família Dias. A programação musical, em comemoração ao Dia do Folclore (comemorado na sexta-feira, dia 22), terá no repertório tradicionais clássicos do Terno de Reis, comuns entre os dias 20 de dezembro e 6 de janeiro. O evento, aberto ao público e gratuito, começa às 14h com visitas guiadas por monitores. O passeio inclui a apresentação do acervo dos colonizadores e visitas ao Horto Botânico Edith Gaertner, onde está localizado o Cemitério dos Gatos.
O Terno de Reis é uma prática folclórica que remonta à tradição açoriana, na qual grupos de músicos visitam residências cantando versos e tocando instrumentos como violão, cavaquinho e chocalhos, em homenagem aos Três Reis Magos que visitaram o Menino Jesus. Um grupo de 50 alunos da Escola Básica Municipal Professor Santos Tomazelli, de Schroeder, vai vivenciar a manifestação cultural.
O cantar do terno de reis na Família Dias sempre foi motivo de orgulho e tradição. Por volta de 1919, o patriarca Oliveira Moysés, na mocidade, já fazia parte dos grupos de Ternos de Reis em Tubarão (SC). Veio o casamento, ele e a esposa, Damiana Maria Correa, sempre participaram ativamente da vida religiosa e cultural da comunidade onde viveram.
A família mudou-se várias vezes até se estabelecer, em 1931, na região de Nova Trento, e em 1945, em Vidal Ramos. Ao chegar a Blumenau ,em 1956, ele continuou a prática com os filhos e vizinhos. Em 2000, o grupo registrou sua cantoria em CD e, em 2007, produziu um DVD gravado no Teatro Carlos Gomes.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Foto: Giovanni Silva/PMB

Nenhum comentário: