Ação da Oktoberfest Blumenau será apresentada como exemplo de sucesso em evento mundial sobre deficiência visual
A ação de audiodescrição dos desfiles da Oktoberfest Blumenau será apresentada como case de sucesso no Encontro Mundial da Deficiência Visual de 2025. Mara Kortelt, responsável pelo projeto na festa, foi confirmada como palestrante no evento, considerado um dos maiores do mundo voltados à inclusão e acessibilidade.
O encontro será realizado de 1º a 5 de setembro, no Centro de Convenções Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), reunindo milhares de participantes de 190 países para debater avanços em inclusão, políticas públicas, acessibilidade e novas tecnologias assistivas. Esta será a primeira edição do evento na América Latina, reforçando ainda mais a relevância da participação de Blumenau nesse cenário internacional.
Ao lado de Luana Tillmann, Mara apresentará a palestra “Desfiles culturais de rua: percepções para além da aplicação das diretrizes da audiodescrição”. A apresentação vai destacar como a audiodescrição nos desfiles da Oktoberfest Blumenau ultrapassa as normas técnicas, valorizando elementos culturais, simbólicos e afetivos que tornam a experiência única também para pessoas com deficiência visual.
Com foco em promover autonomia e igualdade, o encontro será um espaço de troca de experiências entre especialistas, organizações e lideranças internacionais. A realização é da World Blind Union, em parceria com a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV).
Assistente de Comunicação: Amabile de Oliveira Fernandes
Assessora de Comunicação: Camila Sepka

Nenhum comentário: