Escolas de Blumenau conquistam cinco prêmios na Feira Brasileira de Iniciação Científica
A Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau se destacou na 10ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), realizada entre os dias 8 e 12 de setembro em Joinville. Oito projetos da cidade participaram, sendo que cinco deles foram premiados no evento que reconhece o trabalho de pesquisa e inovação de estudantes e professores.
No total, a Febic reuniu mais de 300 projetos de 20 Estados e até de países vizinhos. “Essas premiações mostram o nosso comprometimento com a educação e com o incentivo à cultura científica. Isso evidencia a qualidade e a criatividade das iniciativas desenvolvidas nas instituições de ensino de Blumenau, que abrangem diversas áreas de conhecimento”, afirmou a prefeita em exercício, Maria Regina de Souza Soar.
A feira é um espaço fundamental para que os estudantes possam apresentar ideias criativas e inovadoras, experimentando o fazer ciência e trocando experiências com outros estudantes e professores. Além disso, a feira promove a cultura científica e o desenvolvimento da curiosidade nos estudantes, o que contribui para o sucesso da educação e fortalece a integração entre a ciência e a inovação.
As iniciativas blumenauenses premiadas foram:
CEI Pastor Nirton dos Santos
1º lugar na categoria Relatos de experiência, com o projeto "Crianças e Infâncias: uma análise sobre as multiculturalidades que nos constituem", das professoras Ana Paula Bertolini, Cleonice Terezinha Barth Ringenberg e Nadine de Andrade.
2º lugar na categoria Relatos de experiência, com o projeto "Descobrindo o mundo através dos sentidos: uma experiência com os bebês", das professoras Patrícia Policarpo Reichert Liposki, Sandra Pereira Ferreira e Talita de Caprio Humpel Niehues.
CEI Vereador Ewaldo Moritz
3º lugar na categoria Relatos de experiência, com o projeto "Somando conhecimentos e diminuindo o desperdício", da professora Elaine Labes.
CEI Ingo Hering
Destaque Mérito Científico com o projeto "Eu ser natural e a vida que pulsa ao meu redor", das professoras Edite Bach e Beatriz de Liz Reinert, e do professor Anésio Schneider Junior.
EBM Professora Adelaide Starke
3º lugar na categoria Educação de Jovens e Adultos (EJA), com o projeto "Educação Alimentar e Sustentabilidade: uma Abordagem Interdisciplinar por Meio da Aprendizagem Baseada em Projetos na Educação de Jovens e Adultos", da professora Kamila Vieira e da professora Alissa Spinner. O projeto também foi credenciado para a Feira Brasiliense de Tecnologia, Engenharia e Ciências (Febratec) que ocorrerá em novembro de 2026, em Brasília.
Assessora de Comunicação: Luana Grabowski
Reviewed by Curta Blumenau
on
setembro 15, 2025
Rating:



Nenhum comentário: