Stammtisch reúne 10 mil pessoas em Blumenau

O sábado de feriado de Tiradentes e da 27ª edição do Stammtisch foi de muita alegria e confraternização na Rua Xv de Novembro, no centro de Blumenau. De acordo com a organização os 250 grupos e os demais visitantes totalizaram um público presente de cerca de 10 mil pessoas no evento que coloriu uma das principais ruas da cidade.
Além do tradicional chope gelado, a gastronomia foi uma das principais marcas desta edição, a cada barraca um sabor diferente, grupos se reunindo e preparando verdadeiras iguarias. Entrevero, churrasco, hambúrguer, carreteiro e comida alemã, dentre muitos outros sabores reunidos, tudo para manter a energia dos participantes.
O supervisor fiscal Sandro Luiz Hessmann, do grupo Aftosa é o responsável por alimentar a turma de 20 pessoas que estão no Stammtisch. Ele conta que há 15 anos participa do evento e pra ele é a maior diversão, além de muito saboroso.
– Para este grupo que está a mais de 20 anos juntos nós fazemos o autêntico x- alemão, que usa os mesmos ingredientes do entrevero, mas sem o pinhão – conta.
Além da alimentação, a sonoridade chama a atenção no Stammtisch. A cada barraca percorrida é possível ouvir a diversidade cultural através de acordes e letras. Pagode, sertanejo, música eletrônica, rock e as músicas alemãs agitam os grupos e quem passa pela rua.
Um das novidades deste ano é o espaço destinado para as pessoas que não estão entre os 250 grupos inscritos, como é o caso da professora Franci Brito e do atendente Elielson Chagas, que moram em Blumenau e vieram prestigiar o evento. Eles contam que gostaram muito de ter um espaço para tomar um chope e comer um lanche e que isso é muito bom para atrair outras pessoas para o Stammtisch.
Em muitos grupos era possível ver pessoas jogando cartas, jogos de tabuleiro e dominó, tudo vale na hora de confraternizar, trazendo o passatempo para o Stammtisch, como o Cláudio Benguine, de 61 anos, que participa pela primeira vez do evento, influenciado pelos amigos de carteado.
– A gente sempre joga no clube e pela primeira vez vim aqui e está muito bom, desde cedo montamos a mesa pra começar o jogo de tranca – conta o motorista.
Há quem prefira além de confraternizar produzir cerveja durante o evento e divulgar a produção artesanal da bebida, que é presente em nossa região. O grupo Confraria 2917 chama atenção das pessoas que percorrem as barracas do Stammtisch com a produção da bebida que vai abastecer o grupo no próximo evento.
 – Estamos produzindo uma cerveja estilo Saison, pois pensamos que seria a melhor opção para o ambiente externo em que estamos fazendo aqui. A nossa ideia é divulgar a cultura cervejeira para a comunidade e mostrar que não é difícil e que com poucos materiais é possível fazer uma cerveja de qualidade – afirma Ivan da Silva, que é sommelier de cerveja e participa com o grupo pela primeira vez do Stammtisch.
Para o presidente da Associação de Grupos e Confrarias de Blumenau, José Augusto Reinert o evento deste sábado foi um sucesso de público e organização. Um exemplo disso foi o local destinado para os turistas e pessoas que não possuem um grupo, que foi uma novidade muito especial nesta edição, mas entende que a grande missão é melhorar a cada ano o evento, priorizando os grupos e o público em geral, trazendo a família blumenauense para o Stammtisch.
Reprodução: Adriano Lins - NSC JornalFoto: Patrick Rodrigues / Jornal de Santa Catarina


Stammtisch reúne 10 mil pessoas em Blumenau Stammtisch reúne 10 mil pessoas em Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on abril 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.