Seterb disponibiliza duas credenciais especiais de estacionamento para idosos com deficiência

Os idosos acima de 60 anos com deficiência e/ou dificuldade de locomoção podem requerer duas credenciais especiais de estacionamento em Blumenau. O Seterb, órgão responsável pela emissão dos documentos na cidade, observou a necessidade de aprimorar o sistema para melhor atender os usuários.
Como explica o presidente da autarquia, Marcelo Althoff, anteriormente, o idoso com deficiência tinha direito a apenas uma credencial, a de idoso ou a de deficiente. O sistema permitia a emissão de somente uma credencial por CPF. “Emitindo duas credenciais ao idoso com deficiência, ampliamos as possibilidades de estacionamento. O condutor do veículo terá mais opções no momento de procurar uma vaga”, comenta.
Credencial para vagas especiais
A credencial para vagas especiais é uma autorização para o estacionamento de veículos em espaços devidamente sinalizados, nas vias e logradouros públicos, para idosos (idade igual ou superior a 60 anos) e para pessoas com deficiência e/ou com dificuldade de locomoção. A solicitação, para os residentes no município de Blumenau, deve ser feita no Seterb, no setor de atendimento ao público, localizado nas dependências da Rodoviária, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
A emissão dos documentos segue determinação da lei federal nº 10741/2003, bem como as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 303/2008 (Idoso) e nº 304/2008 (portadores de deficiência ou dificuldade de locomoção). No município de Blumenau já foram emitidas 1.750 credenciais para vagas especiais este ano, sendo 1.546 para idosos e 204 para deficientes e/ou pessoas com dificuldade de locomoção.
Documentos necessários para a emissão da credencial
- Documento de identificação original - Apresentar documento de identidade oficial (CNH, cédula de identidade ou CPF).
- Comprovante residencial original atualizado - Comprovante de residência no município de Blumenau atual e em nome da pessoa a ser credenciada/cônjuge.
- Declaração médica para os portadores de deficiência e/ou dificuldade de locomoção - Laudo médico do Departamento Estadual de Trânsito - Detran (caso o credenciado seja o condutor) ou declaração do médico atualizada constando o grau de deficiência.
Regras de utilização da credencial
- Tem validade em todo o território nacional.
- Deverá ser utilizada a credencial específica nas vagas sinalizadas com a legenda “Idoso" ou demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso.
- Apenas a original deve ser utilizada, não sendo permitida a utilização de cópias.
- Só pode ser utilizada pelo titular ou com o titular.
- Por questão de segurança, o nome do titular fica na parte de trás da credencial.
- O titular poderá utilizar a credencial em qualquer veículo, não importando quem é o proprietário ou quem está dirigindo.
- Na cidade de Blumenau a credencial não isenta do pagamento nas vagas sinalizadas em Área Azul (Estacionamento Rotativo), portanto tem que verificar as regras de utilização em outras cidades.
- A credencial também deve ser utilizada nas vagas sinalizadas em locais privados como: shoppings, supermercados, bancos e etc.
- Em caso de perda, roubo ou furto da credencial é necessária a apresentação do Boletim de Ocorrência.
Assessora de comunicação: Juliana Damian Silva 
Seterb disponibiliza duas credenciais especiais de estacionamento para idosos com deficiência Seterb disponibiliza duas credenciais especiais de estacionamento para idosos com deficiência Reviewed by Curta Blumenau on agosto 24, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.