Oktober Consciente coletou 2,4 toneladas de copos descartáveis


Projeto pioneiro, que trocava copos plásticos por copos permanentes na Oktoberfest Blumenau, alcançou sucesso na sensibilização dos oktoberfesteiros

Durante a 35ª edição da Oktoberfest Blumenau, considerada uma das maiores festas alemãs do mundo, mais de 400 mil copos descartáveis foram recolhidos, o equivalente a 2,4 mil toneladas em peso, que serão reciclados e transformados em tijolos e mobiliário sustentáveis para hortas comunitárias em escolas públicas de Blumenau.

Os valores foram auditados pelo SAMAE Blumenau e pela RACLI Blumenau, empresa responsável pela gestão de resíduos do município, e apresentados na última terça-feira (23), na Câmara Municipal de Vereadores de Blumenau. Idealizado pelo Instituto Gigante da Ecologia (IGE), o projeto “Oktober Consciente” fez a troca de copos descartáveis por permanentes, durante os 19 dias de festa.

Para isso, foram instalados papa-copos para o recolhimento dos copos descartáveis e um ponto de troca efetuada por voluntários. No início da ação, dez copos plásticos poderiam ser trocados por um copo retornável e, devido à grande adesão ao projeto e buscando garantir a participação máxima dos frequentadores, ajustou-se o número de copos necessários para a troca.

 A crescente demanda indicou o sucesso das ações de sensibilização ambiental, que não se resumiram à troca de copos e, disseminaram boas práticas sociais em questões ambientais e incentivaram a redução do uso do plástico no dia a dia.

 O material recolhido no evento será transformado em tijolos e mobiliário sustentáveis pela empresa Carbo Brasil, os quais serão utilizados em hortas comunitárias construídas com apoio do IGE em escolas públicas de Blumenau.

Além disso, o projeto conta com a neutralização de carbono em suas atividades por meio da parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Um projeto piloto está em fase de implantação na EBB Hermann Hamann, no Bairro Nova Esperança.

 Lá, como a horta já em fase de construção, a empresa Carbo Brasil irá transformar os copos reciclados em mobiliário para o pátio – mesas e cadeiras de material reciclável – que poderão ser usados para atividades ao ar livre pelos estudantes. Importante frisar que o projeto é replicável, e poderá ser adaptado para outras escolas e comunidades.

Para a realização do projeto, o IGE conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Blumenau, Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (SECTUR), Instituto do Meio Ambiente SC (IMA), Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA), Fundação do Meio Ambiente (FAEMA) e parceiros privados.



Prefeito Mário Hildebrandt e Presidente do IGE, Gustavo Siqueira, celebram o sucesso da Oktober Consciente, primeira ação de sensibilização ambiental dos 35 anos de história da Oktoberfest de Blumenau.
Crédito da imagem: Carlos Alberto Alves



Voluntários do Oktober Consciente fazem um tour pelas ruas de Blumenau e áreas públicas, disponibilizando placas elaboradas para o projeto Oktober Consciente.




Equipe Oktober Consciente realiza ações sustentáveis na Casa de Repouso São Simeão e no Hospital Santa Isabel, entregando kits do projeto.

Ação na Escola Hermann Hamann, que receberá a horta orgânica sustentável com a aplicação dos copos descartáveis coletados durante a 35ª edição da Oktoberfest.


Assessora de Comunicação: Tamara da Silva Sedrez










Oktober Consciente coletou 2,4 toneladas de copos descartáveis Oktober Consciente coletou 2,4 toneladas de copos descartáveis Reviewed by Curta Blumenau on outubro 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.