Prefeitura inicia plantio de 50 novas árvores no Parque Ramiro Ruediger

Trabalho começa na segunda-feira, dia 19, e envolve 20 espécies.

Na próxima segunda-feira, dia 19, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Fundação do Meio Ambiente (Faema) e das Secretarias de Turismo e Lazer (Sectur) e de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb), inicia o plantio de 50 árvores no Parque Ramiro Ruediger, situado no bairro Velha.

 Ao longo da semana, o espaço receberá mudas frutíferas nativas, de interesse paisagístico e para sombra. Das 20 espécies que serão plantadas, destaque para pitanga, cerejinha, bacupari, guabiroba, ipê-roxo, ipê-amarelo, ipê-branco e paineira.

O presidente da Faema, Éder Boron, destaca os benefícios ocasionados pelo plantio dessas mudas. "Vamos ampliar significativamente a arborização do Ramiro, gerando mais bem-estar aos frequentadores e tornando o aspecto paisagístico ainda mais agradável. Temos total compromisso com o meio ambiente, por isso estamos realizando esse trabalho", afirma.

O Parque Ramiro Ruediger tem passado por um processo de humanização. Na semana passada, o espaço recebeu o plantio de orquídeas doadas pelo Círculo dos Orquidófilos de Blumenau. “O trabalho de humanização do Parque Ramiro é frequente e visa a melhoria de uma área dedicada ao lazer das pessoas. O apoio de entidades, como o Círculo dos Orquidófilos, e de outras pastas da Prefeitura, como a Faema, que está doando essas árvores e dando toda a consultoria do plantio das novas e manutenção das já plantadas, é fundamental para o bom andamento dessa humanização”, diz o secretário de Turismo e Lazer, Ricardo Stodieck.

Boron lembra que, recentemente, uma árvore acabou sendo retirada do parque porque estava doente e suas raízes causaram o rompimento da tubulação de esgoto dos banheiros localizados nas proximidades. "Esse trabalho de identificação das árvores que precisam passar por corte, poda ou limpeza é frequente. A retirada de uma árvore é realizada em casos de extrema necessidade, mediante avaliação e justificativa estritamente técnica de um biólogo. Nas áreas públicas de Blumenau, como parques, praças e calçadas, sempre que há uma supressão vegetal, a Faema promove a compensação ambiental com o plantio de outras árvores nativas da região", reitera.

Espécies que serão plantadas:
Araçá-amarelo (3 unidades)
Cereja-do-rio-grande (3 unidades)
Cerejinha (3 unidades)
Guabiroba (6 unidades)
Guabijú (3 unidades)
Pitanga (1 unidade)
Bacupari (3 unidades)
Paineira (2 unidades)
Pau-ferro (2 unidades)
Ipê-roxo (2 unidades)
Ipê-amarelo (2 unidades)
Ipê-branco (2 unidades)
Grumixama (3 unidades)
Canafístula (1 unidade)
Corticeira-da-serra (2 unidades)
Ingá-banana (2 unidades)
Carobinha (3 unidades)
Manacá-da-serra (3 unidades)
Figueira-da-folha-miúda (2 unidades)
Açoita-cavalo (2 unidades)

Por: Felipe Elias

Prefeitura inicia plantio de 50 novas árvores no Parque Ramiro Ruediger Prefeitura inicia plantio de 50 novas árvores no Parque Ramiro Ruediger Reviewed by Curta Blumenau on novembro 14, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.