Blumenau sobe nos rankings estadual e nacional de transparência

Agora, a cidade ocupa o 2° lugar no estado e o 34° lugar entre os 665 municípios avaliados.

A Controladoria-Geral da União (CGU) confirmou a escalada de Blumenau nos rankings estadual e nacional de transparência. Após entrar com um recurso que foi aprovado e elevou a nota de 9,2 para 9,38, a cidade passou a ocupar o 2° lugar em Santa Catarina, atrás apenas de Chapecó, e o 34° lugar entre os 665 municípios brasileiros com população superior a 50 mil habitantes - antes da revisão, o município estava na 4ª e 44ª posições, respectivamente. A nota final obtida por Blumenau supera as médias de todos os estados (8,26) e também dos municípios (6,54).

Nesta última edição, a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° trouxe uma novidade em relação à metodologia utilizada nas três anteriores. Além da transparência passiva, que consiste na disponibilização de informações mediante solicitação de pessoas físicas e jurídicas, a avaliação acrescentou como critério a transparência ativa, quando o ente público divulga informações de maneira espontânea, sem ser demandado. Atualmente, a Prefeitura de Blumenau tem o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Portal Transparência como pilares de transparência passiva e ativa, respectivamente.

Por: Felipe Elias
Blumenau sobe nos rankings estadual e nacional de transparência Blumenau sobe nos rankings estadual e nacional de transparência Reviewed by Curta Blumenau on março 01, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.