Museu de Arte de Blumenau (MAB) homenageia ícone catarinense das artes plásticas


A artista plástica Elke Hering será homenageada na abertura da 1ª Temporada de Exposições do ano do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Na sala que leva o seu nome, estarão expostas obras deste ícone catarinense que enriquecem o acervo do museu. A noite de abertura contará com o lançamento do livro "Elke Hering: crítica, circuito e poética", de autoria de Daiana Schvartz. A publicação reúne a produção da artista blumenauense com ênfase nas décadas de 1960 e 1970.
A mostra inaugural de 2019 abre em clima festivo na próxima quinta-feira, dia 14, às 19h, com trabalhos de artistas de Blumenau, Joinville, Curitiba (PR) e Goiânia (GO). A noite multicultural terá a tradicional conversa com os artistas e ainda os lançamentos de outros dois livros: “A casa que me faz bem”, de Maurílio Bugmann, e “Percepções”, de Luis Bogo. Músicos da Banda Municipal de Blumenau preparam uma apresentação especialmente para a festa, como já é de costume.
A primeira temporada do ano também reunirá a arte pop do goiano Samuel Caixeta; Mitoplasmas, de Rogério Borges, de Curitiba; Variáveis Estruturais, de Roseli Ritzmann, de Joinville; e A poiesis de um corpo [Des]construído e [Ex]posto, de Pedro Gottardi, de Blumenau.
Em noite de homenagens, a sala especial do MAB receberá o nome do Comendador da Cultura, bailarino e escultor Pedro Dantas, importante personagem da arte e cultura de Blumenau, falecido em 29 de janeiro aos 77 anos.
As visitas às exposições podem ser feitas até 5 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
Sobre Elke Hering (1940-1994)
Nascida em Blumenau, no dia 10 de agosto de 1940, inicia seu contato com as artes aos 17 anos, tornando-se auxiliar do artista alemão Lorenz Heilmair, que na época trabalhava os vitrais na Igreja São Paulo Apóstolo, no Centro da cidade. Por influência de Heilmair, em 1958, ela vai para a Alemanha estudar escultura com Anton Hiller, na Academia de Belas Artes de Munique, onde permanece por dois anos. De volta ao Brasil, em 1962, faz estágio com Mário Cravo, em Salvador (BA), em seu atelier particular, e estuda na Escola de Belas Artes da Bahia. Em 1966, retorna à Alemanha para estudar durante um ano na Academia de Belas Artes de Berlim com a bolsa do Deutscher Akademischer Austauschdienst. Depois, pede transferência para estudar com o escultor dinamarquês Robert Jacobsen, em Munique. Na Alemanha recebe menção honrosa na Academia. Em 1964, expõe no Centro Catarinense do Rio de Janeiro (RJ) e, a partir daí, sucedem-se exposições e prêmios em diversas cidades. Também expôs na Pré-Bienal de São Paulo, em 1972. De 1993 a 1994, preside a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu).
Na busca pela valorização da produção artística em Santa Catarina, Elke e os poetas Lindolf Bell e Péricles Prade fundaram, em 1970, a primeira galeria de arte do Estado, a Galeria Açu-Açu, em Blumenau. A galeria criou um espaço de concentração do potencial artístico, agregando em um único lugar as mais diversas linguagens das produções artísticas. Elke desenhou, esculpiu, pintou e revelou a beleza e a complexidade da arte com seus traçados. A artista faleceu em 19 de fevereiro de 1994.
Saiba mais
Abertura da 1ª Temporada de Exposições de 2019 do MAB
Data: 14 de março, quinta-feira
- 19h: conversa com os artistas expositores
- 20h: abertura da temporada, lançamento de livros e apresentação musical
Visitas: até 5 de maio, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: marque pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa: livre
Entrada franca

 Por: Sérgio Antonello
Museu de Arte de Blumenau (MAB) homenageia ícone catarinense das artes plásticas Museu de Arte de Blumenau (MAB) homenageia ícone catarinense das artes plásticas Reviewed by Curta Blumenau on março 07, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.