Campanha de vacinação da Influenza começa hoje dia 10 em Blumenau (SC)


Na próxima quarta-feira, dia 10, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), inicia a 21ª Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, do Ministério da Saúde (MS). A meta do município é vacinar 90% dos grupos prioritários, que soma um público alvo de 111.031 pessoas.

A Vigilância Epidemiológica de Blumenau já recebeu cerca de 24 mil doses da vacina trivalente, que estão sendo distribuídas nas 40 salas de vacinação. A Campanha segue até o dia 31 de maio e está previsto para 4 de maio, sábado, o Dia “D” - de divulgação e mobilização nacional da vacinação.

A orientação do MS é de que nos primeiros dias da campanha, entre 10 e 19 de abril, sejam priorizados três públicos-alvo: crianças acima de seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas, que são mulheres no período de até 45 dias após o parto. Em Blumenau, esses três grupos representam mais de 25 mil pessoas. 

A partir do dia 22 de abril a vacinação passa a ser disponibilizada também aos demais grupos prioritários, que são os idosos (acima de 60 anos); trabalhadores da saúde; os professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Durante a campanha, além da vacina influenza, serão disponibilizadas outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação. Também será intensificada a vacinação contra tétano e difteria. 
O objetivo da vacinação, de acordo com informe técnico do MS, é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Entenda a doença
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com tendência a se disseminar facilmente. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença costuma ter início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. 

Em 2018 o município teve 93 casos notificados suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, 22 casos foram confirmados para vírus influenza A (H1N1 e H3N2), e duas mortes em decorrência da doença, um adulto e uma criança menor de 2 anos.

Por: Marília Prado

Campanha de vacinação da Influenza começa hoje dia 10 em Blumenau (SC) Campanha de vacinação da Influenza começa hoje dia 10 em Blumenau (SC) Reviewed by Curta Blumenau on abril 10, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.