Começa nesta semana trabalho de restauro da segunda maior casa enxaimel de Blumenau (SC)

Imóvel abrigou o Salão Kunze em décadas passadas. Foto: Marli Rupp, divulgação

Está programado para começar hoje o trabalho de desmontagem, recuperação e deslocamento da segunda maior casa enxaimel de Blumenau. O imóvel está em estado de abandono no distrito da Vila Itoupava, tem quase 90 anos e abrigou o tradicional Salão Kunze em décadas passadas.


O serviço foi contratado pela Secretaria Municipal de Turismo com a Casa Enxaimel, empresa que reúne carpinteiros especializado na técnica de construção trazida pelos alemães. Vai custar R$ 236 mil, dinheiro que é repassado pela Momento Ambiental ao Fundo de Manutenção do Centro Cultural da Vila Itoupava em cumprimento a um termo de ajuste firmado com o Ministério Público em 1997.

Trabalho minucioso

Cada tijolo e cada peça de madeira será recuperada depois da desmontagem do imóvel. Só depois desse trabalho de restauro é que o quebra-cabeça será montado em novo local, junto o Centro Cultural da Vila Itoupava. Também será recuperada um pedaço da edificação que foi destruída por um incêndio.

O contrato prevê o prazo de um ano para a execução de todo esse serviço, mas é possível que a montagem seja feita no segundo semestre deste ano. O imóvel vai ocupar uma área próxima d 200 metros quadrados e será usado para ampliar as possibilidades de exposições e evento que hoje ocorrem no Centro Cultural.

Por: Pancho - NSC Total


Começa nesta semana trabalho de restauro da segunda maior casa enxaimel de Blumenau (SC) Começa nesta semana trabalho de restauro da segunda maior casa enxaimel de Blumenau (SC) Reviewed by Curta Blumenau on abril 08, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.