Memória Digital: comemoração 200 anos Dr. Blumenau

Em 3 de janeiro de 1846, Dr. Blumenau escreveu uma carta para seus pais.

Em 3 de janeiro de 1846, Dr. Blumenau escreveu uma carta para seus pais. Nela Hermann detalhou, com bastante riqueza, os acontecimentos do período em que estava conhecendo e estudando o Brasil. Munido de cartas de recomendações vindas da Alemanha, Dr. Blumenau explica para seus pais que pouco serviram para abrir portas nas províncias do Rio Grande, Paraná e Santa Catarina. Ele descreve ainda a hospitalidade por parte dos brasileiros, que se destaca no sul, porém que deixa a desejar no Rio de Janeiro.
                              
 “Aqui no Rio de Janeiro, a hospitalidade anda danadamente escassa; Todas as minhas recomendações serviram-me de quase nada. Tendo de gastar, assim, muito dinheiro, pretendo afastar-me, o mais depressa possível.”

Em outra correspondência, enviada para sua mãe em março do mesmo ano, Dr. Blumenau se desculpa pelo fato de ter partido, uma vez que ela pouco o apoiava em sua viagem ao Brasil:

“Não parti levianamente. E, ainda que, ao despedir-me, sentisse em pedaços o coração, e a saudade a torturar-me, não pude resistir ao chamado que ouvia interiormente. Tinha que ser assim. Meus propósitos são retos. Não deixei a minha querida Pátria pela ambição do dinheiro. Podes, assim, ficar tranqüila porque o Céu não me abandonará. Estou contente aqui e se Deus permitir que tal continue eu prossiga com saúde, hei de ser um grande homem e tu, minha adorada mãe, haverás de te orgulhar de teu filho e do seu nome honrado. Alegra-te pois, minha mãe e pensa com alegria e não com tristeza em teu filho”.

Fonte: Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ Blumenau, Hermann Bruno Otto, 1899 – 1999/ Blumenau em cadernos, março de 1957, p. 81-91.

Memória Digital: comemoração 200 anos Dr. Blumenau Memória Digital: comemoração 200 anos Dr. Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on maio 23, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.