Nova previsão descarta possibilidade de enchente em Blumenau

Nível do Rio Itajaí-Açu deve atingir pico máximo de 7m à meia noite

A Secretaria de Defesa do Cidadão segue em estado de alerta para as possibilidades de aumento de nível no Rio Itajaí-Açu. A boa notícia, divulgada pelo Centro de Operações do Sistema de Alerta (Ceops), é a estimativa de que as águas atinjam o pico máximo de 7m próximo à meia noite desta sexta-feira, 31.  
A informação foi divulgada durante a reunião do Grupo de Ações Coordenadas, o Grac, e somada a previsão de tempo mais estável para o final da sexta e o sábado, tranqüilizou o grupo quanto à possibilidade de enchente.
Previsão do Tempo
No sábado, 01, a circulação marítima deixa o céu nublado e com condição para chuvisco isolado, principalmente nos extremos do dia.  Ainda assim, ocorrem algumas aberturas de sol que auxiliam a elevação da temperatura e a máxima oscila entre 22 e 24°C. No domingo, a formação de um novo sistema de baixa pressão traz condição para pancadas isoladas de chuva em Blumenau.
Ocorrências
Desde a última quinta-feira, 30, até o momento, a Defesa Civil, registrou 42 ocorrências no município, todas sem vítimas. A maior incidência foi de análises de risco, com 24 chamados e de deslizamentos, com 14 ocorrências.

Sobre as ocorrências, o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Olímpio Menestrina, alerta sobre a grande demanda de chamados em decorrência de obras mal dimensionadas. “Grande parte desses problemas poderiam ser evitados se as obras, em especial as de contenção, fossem realizadas por profissionais habilitados. Felizmente, não tivemos nenhuma ocorrência com vítimas, mas uma obra sem qualidade técnica sempre é um risco desnecessário”.
A Defesa Civil segue em estado de plantão pelo telefone 199.

Por: Julia Voigt
Nova previsão descarta possibilidade de enchente em Blumenau Nova previsão descarta possibilidade de enchente em Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on maio 31, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.