FCBlu vai recuperar painel As Costureiras - CURTA BLUMENAU

Restauração da pintura em homenagem aos trabalhadores do parque fabril deve ficar pronta em 12 meses.

A Fundação Cultural de Blumenau vai recuperar o painel As Costureiras, instalado na Praça Hellmuth Schoenau, na Rua 2 de Setembro, próximo à cabeceira da Ponte Santa Catarina, na Itoupava Norte. O trabalho de restauração começa nesta semana e será executado pelo autor da obra, o artista plástico César Otacílio. Com prazo de conclusão em 12 meses, o procedimento será acompanhado por especialistas e todo o material encaminhado ao Ministério Público, em função de um ajustamento de conduta para a reforma.

A execução da obra contará com oficinas de arte ministrada pelo artista para estudantes da rede de ensino, seguindo agendamentos que serão feitos com as escolas do bairro. O painel, criado na década de 1990, é uma homenagem aos profissionais que atuam no serviço de costura da cidade, conhecida pelo seu parque industrial fabril. “Estava sem manutenção desde o início dos anos 2000”, lembra o presidente da Fundação Cultural, Rodrigo Ramos. “A dotação orçamentária é proveniente da manutenção e conservação de obras de arte e da Difusão de Acervos e Patrimônio Cultural.”

A intenção no futuro é de viabilizar financeiramente, com o apoio da iniciativa privada, a instalação definitiva do painel em azulejo, o que pereniza a obra. “Apesar do recurso inicialmente ser maior, ao longo do tempo, em função da exposição contínua às intempéries climáticas o suporte em azulejo vitrificado é mais fácil para manutenção”, observa.

Esse também é um dos desejos do artista, que já tem outros trabalhos em murais da cidade. Um deles, bastante visualizado está no prédio da Fundação Municipal de Esportes de Blumenau. Este painel foi contemplado na primeira edição do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

Por : Sérgio Antonello 
FCBlu vai recuperar painel As Costureiras - CURTA BLUMENAU FCBlu vai recuperar painel As Costureiras - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on junho 25, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.