Julho Laranja destaca atividades de prevenção a riscos e desastres - CURTA BLUMENAU

Primeira semana de ações terá simulado de desastre e plano de evacuação nas escolas.

Ao longo da sua história, Blumenau sofreu com enchentes, enxurradas e deslizamentos. As experiências despertaram a atenção do poder público para a importância da prevenção e conscientização sobre os riscos. O Julho Laranja, organizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Defesa do Cidadão, traz uma programação repleta de ações que simbolizam tudo o que foi feito até hoje para que a cidade fique cada vez mais forte diante de adversidades. 

Uma solenidade de abertura da programação do Julho Laranja acontece nesta segunda-feira, dia 1º, a partir das 9h, na Praça Victor Konder, em frente à Prefeitura. Na sequência, às 10h, no Salão Nobre da Prefeitura, será realizada a primeira ação do mês, uma reunião do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) para apresentar o novo mapeamento das áreas com potenciais de risco. Ainda na segunda-feira, a partir das 14h, um grupo de voluntários vai pintar de laranja a ponte Comendador Souza e Silva, no Centro. 

Outra atividade importante e pioneira na região será a aplicação de um plano de evacuação nas escolas da rede municipal de ensino. Os treinamentos serão na próxima quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, a partir das 10h. Além disso, no sábado, dia 6, a partir das 8h, um Simulado de Preparação para Desastre será feito na Nova Rússia. A ação vai reproduzir situação de deslizamento e mobilizará diversos equipamentos de segurança. O ponto de encontro será no EEF José Vieira Corte, na Rua Udo Schadrack, 41, no bairro Progresso. 

O Julho Laranja é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa do Cidadão, com o apoio da Defesa Civil de Santa Catarina, 23º Batalhão de Infantaria (23º BI), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Samu, Corpo de Bombeiros Militar, Seterb, Sindicato das Seguradoras (Sindsegsc) e Núcleo de Defesa Civil (Nudec). 

Por : Julia S. Schaefer

Julho Laranja destaca atividades de prevenção a riscos e desastres - CURTA BLUMENAU Julho Laranja destaca atividades de prevenção a riscos e desastres - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on junho 29, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.