Grupo Viver Ativo prestigia a Rota de Lazer - CURTA BLUMENAU

Folcloristas com mais de 50 anos estarão na Rua XV de Novembro neste domingo para 
demonstrar talento e amor à arte dos antepassados.

A Rota de Lazer deste domingo, dia 14, contará com a participação do Grupo Folclórico Viver Ativo, que tem na coordenação as professoras Fernanda Klaumann Barbosa e Jeisibel Denise Pauvels. A atração cultural deste fim de semana é composta por 42 integrantes - quatro homens e 38 mulheres. Como as atividades serão ao ar livre, somente em caso de chuva será necessário adiar a programação para outra data.

A Rota de Lazer é um evento tradicional de todos os domingos na Rua XV de Novembro. A iniciativa reserva o trecho entre a Nereu Ramos e a Amadeu da Luz, das 8h às 17h, para caminhadas, ciclismo e passeios com animais de estimação. Esse programa de responsabilidade da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) também destina a cada edição espaço para que um grupo folclórico apresente o seu trabalho.

As apresentações folclóricas decorrem da parceria firmada com a FCBlu, Associação Folclórica dos Grupos Germânicos do Médio Vale do Itajaí (AFG), Sindilojas Blumenau, Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, Empório Frozen e Samae. A intenção é ampliar as apresentações na Rota de Lazer. Para isso, os organizadores buscam novos apoiadores financeiros que possam incentivar os grupos. As empresas e pessoas interessadas em juntar-se ao projeto podem fazer contato pelo e-mail cultura@fcblu.com.br.

O grupo que participa neste fim de semana surgiu do amor à dança folclórica alemã e da amizade entre alunos e professoras. Há alguns anos, Fernanda e Jeisibel desenvolvem a dança folclórica alemã com os idosos de Blumenau. E para manter vivas as tradições, elas buscam continuamente formações e especializações na área.

O Grupo Folclórico Viver Ativo foi criado em agosto de 2016 com o objetivo de reacender e firmar a identidade cultural dos idosos, assim valorizando a cultura alemã por meio da dança. O trabalho é desenvolvido apenas com a categoria sênior - os folcloristas têm idade acima de 50 anos. Além do fator cultural, o grupo auxilia no envelhecimento saudável, com melhor qualidade de vida e bem estar.

A alegria e o entusiasmo presentes nas danças folclóricas permitem aos idosos lembrarem dos momentos que viveram com seus pais, irmãos e familiares. O desejo de danças e músicas que recuperam o passado, desperta maior interesse nos integrantes e a valorização da cultura regional.

Saiba mais
Rota de Lazer
Onde: Rua XV de Novembro
Quando: domingo, dia 14 de julho
Horário: das 8h às 17h
Classificação etária: livre
Entrada: franca

Por : Sérgio Antonello

Grupo Viver Ativo prestigia a Rota de Lazer - CURTA BLUMENAU Grupo Viver Ativo prestigia a Rota de Lazer - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on julho 12, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.