Blumenau marca presença em evento de descendência alemã


O Secretário Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Rodrigo Ramos, representou Blumenau no 17º Encontro de Comunidades de fala Alemã da América Latina (CAAL). O evento, com duração de três dias, começou quinta-feira, dia 12 de setembro, no Centro de Eventos Maria Thaler Moser, em Treze Tílias. A cerimônia de abertura contou com o prestígio da vice-governadora do Estado, Daniela Cristina Reinehr, e de representantes de cidades brasileiras, uruguaias, paraguaias, chilenas e peruanas.
O CAAL é um evento coordenado pela prefeitura de Treze Tílias e secretarias de Cultura e Turismo daquele município, localizado na região Oeste do Estado. A programação foi até sábado, dia 14, com entrada gratuita.

Rodrigo Ramos conduziu uma palestra sobre o modelo adotado por Blumenau na Semana Nacional de Língua Alemã, promovida entre 4 e 16 de abril. “Blumenau foi a cidade que mais teve ações no país, com 103 atividades”, contabilizou o secretário. “Apresentamos o modelo de parceria que a prefeitura e a SMC possuem com os demais segmentos da sociedade, além de tratar dos 200 anos de aniversário do Dr. Blumenau e da descoberta de documentos, transcrições e a programação do bicentenário do fundador.”

Troca de experiências
O encontro reuniu em Treze Tílias cerca de 150 pessoas do Brasil e países da América do Sul. “Foram apresentados cases para troca de informações e experiências. Cada representante mostrou ações adotadas para o fomento e a promoção da identidade cultural, sobretudo na área de pesquisa da língua alemã.”

O professor Wilfredo Contreras, representante de Oxapampa, no Peru, com a qual Blumenau tem convênio de cidade-irmã, também esteve presente no CAAL. “Entre abril e maio de 2020, um comitiva técnica e empresarial peruana virá a Blumenau conhecer a nossa programação turística e cultural que poderá servir de base para fomentar ações na Região de Pasco, onde fica a cidade-irmã”, informa Rodrigo Ramos. “Blumenau sediou duas vezes o CAAL, sendo a última em 2016. Em 2017, após trocas de correspondências oficiais, nos tornamos parceiros da cidade de Oxapampa para a promoção de intercâmbios nas áreas acadêmicas, cultural e desenvolvimento econômico”, concluiu o secretário.

Por : Sérgio Antonello 
Blumenau marca presença em evento de descendência alemã Blumenau marca presença em evento de descendência alemã Reviewed by Curta Blumenau on setembro 16, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.