Cerimônia marca o início dos 46º Jogos Estudantis da Primavera - CURTA BLUMENAU


A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal do Esporte (SME), abriu oficialmente o 46º Jogos Estudantis da Primavera. A cerimônia ocorreu na tarde desta terça-feira, dia 3, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. O evento contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, vereadores, secretários municipais e estudantes das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino.

Na ocasião, os alunos do 6º ano da EBM Francisco Lanser se apresentaram. A escola possui o projeto chamado Reciclanser e dele nasceu à apresentação Os Super-Herois, para representar à força em salvar o planeta Terra das situações mais difíceis. Em seguida, ao som da banda da EBM Visconde de Taunay, do Programa Bandas e Fanfarras da Semed, entraram os atletas representantes das escolas participantes. Na seqüência, a banda executou o hino nacional.

O secretário do esporte, Egídio Beckhauser, ressaltou a importância da realização dos Jogos, inclusive na revelação de muitos atletas que se destacaram a nível nacional e internacional, como, por exemplo, Tiago Splitter e Duda Amorim. Já a secretaria de educação, Patrícia Luerders, mencionou o recorde do número de estudantes e escolas participantes na edição deste ano. “São mais de 9.500 alunos e um total de 78 escolas”, assegurou. Ao todo, serão 20 modalidades disputadas, entre olímpicas e paralímpicas.
Em sua fala, o prefeito Mário Hildebrandt valorizou o trabalho dos profissionais envolvidos para a realização da competição. “Os Jogos da Primavera fazem a diferença na vida das crianças, dos jovens e no futuro da cidade. O engajamento de todos mostra o valor do esporte como elemento de transformação da realidade dos participantes”, disse.

O juramento do atleta foi feito pelo aluno José Alexandre Martins da Costa, paratleta da EBM Quintino Bocaiúva, especialista nas provas de velocidade e salto em distância. Ele é tricampeão das Paralimpíadas Escolares Brasileiras, recordista no atletismo convencional nos Jogos da Primavera e representando o Brasil, em 2019, sagrou-se Campeão Mundial Sub-17 nas provas de 100 metros rasos, 200 metros rasos e salto em distância, em competição realizada na Suíça.

Durante o evento, a dupla Ana Cristina Holstein Fonseca Seara da Costa e Maria Cristina Holstein Fonseca Seara da Costa, alunas da EBM Francisco Lanser, cantou a música Brisa, da cantora Iza. Encerrando a solenidade, o aluno Nathan Felipe Filgueiras, representante do Colégio Sagrada Família na modalidade xadrez, conduziu a tocha, símbolo dos jogos.

Tema de 2019
Este ano os Jogos da Primavera tem como tema o “olimpismo e os valores olímpicos”. O olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (que quer dizer jogo limpo). Mais que uma filosofia esportiva, o olimpismo representa uma filosofia de vida. Com este tema, a ideia é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras dos campos, pistas, piscinas, quadras esportivas e influencie a vida de todos os estudantes. Os Jogos, que iniciaram oficialmente nesta terça-feira, seguem até o dia 15 de setembro.

Por: Juliana Damian Silva



Cerimônia marca o início dos 46º Jogos Estudantis da Primavera - CURTA BLUMENAU Cerimônia marca o início dos 46º Jogos Estudantis da Primavera - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on setembro 03, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.