Ações de sustentabilidade superam as expectativas na 36ª Oktoberfest Blumenau


As ações apoiadas pela Prefeitura de Blumenau, por meio do Samae, fizeram o maior sucesso durante a 36ª Oktoberfest. O projeto “Oktober Consciente”, a “Lixeira Gigante” e os papa-copos tornaram-se atrações da maior festa alemã das Américas. O engajamento dos participantes superou as expectativas, resultando em 3,6 toneladas de copos descartáveis entregues.

Para realizar o descarte dos copos na “Lixeira Gigante”, os visitantes pulavam em um trampolim para alcançar a abertura da estrutura com mais de 5 metros de altura. Já os papa-copos, doados pela empresa Euro Ambiental ao Samae Blumenau, foram dispostos nos pavilhões com capacidade para armazenar 2 mil copos.

Houve os participantes que juntaram 50 copos e foram até o stand do projeto “Oktober Consciente” para trocar por um copo de acrílico personalizado.

O objetivo foi incentivar os visitantes a realizarem o descarte correto dos resíduos plásticos, evitando que sejam enviados para o aterro sanitário. Todos os copos foram recolhidos e serão processados pela Carbo Brasil, uma empresa blumenauense que transformará todo o volume recolhido em itens como mesas, banquetas, bancos e outros, que serão doados para 4 escolas da cidade.

Três escolas municipais e uma estadual, onde os alunos estão estudando e conhecendo todas as etapas do saneamento básico de nossa cidade, foram selecionadas: a  EBM Tiradentes e Júlia Strzalkowska; EBM Henrique Alfarth; EBM Anita Garibaldi e a E.E.B. Emílio Baumgarten. Cada uma receberá 3 bancos e 3 conjuntos de mesas com banquetas.
Leila Menestrina, coordenadora do Programa de Educação em Saneamento (PES), conta que um banco e um conjunto de mesa e banquetas também será disponibilizado para o programa. “Vamos utilizar esses materiais para demonstrar no próximo ano, aos novos alunos, que é possível o reaproveitamento e transformação dos rejeitos que geramos”.
As ações também fizeram parte da Semana Lixo Zero Blumenau incentivando à reflexão sobre a utilização dos recursos naturais e os impactos das nossas ações no dia a dia.

Oktober Consciente
Idealizado pelo Instituto Gigante da Ecologia (IGE), o projeto “Oktober Consciente” realizou não somente o recolhimento e troca de copos descartáveis por permanentes durante os 19 dias de festa, mas também, incentivou à reflexão sobre a utilização dos recursos naturais. De acordo com os idealizadores do projeto, as pessoas que vinham ao stand para efetuar a troca dos copos, também faziam elogios, críticas e sugestões, e mostraram-se bastante otimistas quanto à adoção de ações sustentáveis promovidas pela Prefeitura Municipal de Blumenau e suas Secretarias, torcendo pela continuidade do projeto na Oktoberfest 2020 e ampliação de tais ações.

O Projeto “Oktober Consciente” 2019 foi uma realização da Prefeitura Municipal de Blumenau e Parque Vila Germânica e idealização: IGE – Instituto Gigantes da Ecologia. Contou com o apoio da FURB – Universidade Regional de Blumenau; FFM - Fundação Fritz Müller; Grupo Benkendorff Kaffee; Euro Ambiental; RACLI Limpeza Urbana; Empresas Minister e Carbo Brasil – Gestão Inteligente de Resíduos.



Ações de sustentabilidade superam as expectativas na 36ª Oktoberfest Blumenau Ações de sustentabilidade superam as expectativas na 36ª Oktoberfest Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on outubro 30, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.