Memória Digital: Oktoberfest 1984 - CURTA BLUMENAU


Primeira edição registrou a presença de 102 mil pessoas e o consumo de 103 mil litros de chope.

Nos anos de 1983 e 1984, Blumenau foi manchete em todos os veículos de comunicação do país após duas grandes enchentes atingirem a cidade, causando transtornos e prejudicando a população. Foram dias de angústia, desespero e perdas totais. 

Mal as águas baixaram, os blumenauenses iniciaram a reconstrução da cidade com muita determinação.

Nesse cenário triste, nasceu o evento que representa hoje uma grandiosa festa do país. A Oktoberfest foi inspirada na de Munique, na Alemanha. Ela teve início por uma iniciativa da prefeitura com o auxílio da comunidade. O objetivo era pôr em prática este projeto que já estava programado, e foi adiado para 1984 devido à grande enchente do ano anterior. A festa envolveu os blumenauenses em comum sentimento de confraternização. A primeira aconteceu em apenas um Pavilhão da Proeb, com espaço de 3 mil metros quadrados. 

A Secretaria Municipal de Turismo, responsável pelo evento, contou a presença de 102 mil pessoas, a venda de 103 mil litros de chope e o consumo de 12 toneladas de alimentos. A Oktoberfest durou inicialmente 10 dias. 

(Fonte: Secretaria Municipal de Cultura / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Fundo Prefeitura Oktoberfest – Histórico / Programas 1984 / Acervo Iconográfico – Fundo Administrativo – Secretaria de Turismo – Oktoberfest – 1984 – cla 3.3.1.3.1.1.1b)
Memória Digital: Oktoberfest 1984 - CURTA BLUMENAU Memória Digital: Oktoberfest 1984 - CURTA BLUMENAU Reviewed by Curta Blumenau on outubro 04, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.