Blumenau recebe novas doses da vacina que protege da febre amarela



A Vigilância Epidemiológica de Blumenau, setor da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), recebeu no final desta quarta-feira, dia 5, 10 mil doses da vacina contra a febre amarela. O quantitativo é cerca de quatro vezes maior do que a média mensal destinada ao município. A procura pela imunização aumentou consideravelmente esta semana, após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela na cidade. 

Cada um dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) já teve a sala de vacinação reabastecida com 500 doses. As unidades de ESFs com sala de vacina também estão sendo reabastecidas, conforme necessidade e cronograma da região. 
Desde o início do ano Blumenau recebeu, do Ministério da Saúde por meio do Governo do Estado, mais de 15 mil doses da vacina que protege a população contra febre amarela. E já foram imunizadas este ano, nas mais de 30 salas de vacina atuantes, 7.054 pessoas.

A vacinação que protege da febre amarela é necessária para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos. O novo esquema de vacinação definido pelo Ministério da Saúde (MS), a partir de 2020, é de que as crianças tomem uma dose aos 9 meses e façam reforço da vacina aos 4 anos. Acima dos 5 anos de idade, a dose única é a recomendação. É importante estar com a carteira de vacinação em mãos. Adultos acima de 60 anos, gestantes e pacientes imunossuprimidos deverão apresentar prescrição médica para receber a vacina. Há contraindicação para alérgicos à proteína do ovo. 

Por : Marília Prado
Blumenau recebe novas doses da vacina que protege da febre amarela Blumenau recebe novas doses da vacina que protege da febre amarela Reviewed by Curta Blumenau on fevereiro 07, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.