Memória Digital: Hotel Pauli - Blumenau (SC)


Famosa hospedaria ficava na esquina das ruas 15 de Novembro e Marechal Floriano Peixoto.
Em suas lembranças registradas sobre Blumenau na década de 1930, José Gonçalves relata a importância do Hotel Pauli para o comércio. 

Descreve em especial sobre Ricardo Pahl, que uma ou duas vezes por mês, conforme as encomendas chegadas à firma na qual trabalhava, carregava um carroção que comportava bastante peso e quantidade de sacos de cereais, atrelava duas parelhas de bons cavalos e viajava para Blumenau. Ao chegar a Blumenau, Ricardo Pahl hospedava-se no hotel de uma figura muito conhecida por ele e por outros carroceiros. Denominavam a hospedaria de hotel da viúva Pauli. 

Ele comentava muito sobre o hotel, elogiando o tratamento que recebia. Dizia que a carroça era guardada no porão do hotel e que os cavalos eram soltos numa pastagem que existia nos fundos e que permitia aos animais se refazerem do cansaço da viagem. O estabelecimento ficava na esquina das ruas 15 de Novembro e Marechal Floriano Peixoto. 

Era uma construção em estilo enxaimel, um pouco semelhante à ainda hoje existente arquitetura do Hotel Primavera, localizado na mesma rua. (Fonte: SMC / Arquivo Histórico José Ferreira da Silva / Acervo Iconográfico: Fundo Memória da Cidade – Blumenau – Comércio – Hotéis - Hotel Pauli / Gonçalves, José- Revista Blumenau em Cadernos – outubro 1991 – tomo XXXII – P. 290)
Memória Digital: Hotel Pauli - Blumenau (SC) Memória Digital: Hotel Pauli - Blumenau (SC) Reviewed by Curta Blumenau on março 05, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.