Boletim Coronavírus Blumenau - 03/04/2020



Casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta sexta-feira, dia 03, quarenta e quatro (44) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, três (03) encontram-se hospitalizados, com dois (02) em enfermaria e um (01) internado em UTI. Os outros quarenta (40) casos com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção.

Prefeitura abre chamada pública para contratar médicos clínicos gerais
Outra medida para garantir o atendimento à comunidade é a contratação de mais profissionais na área da saúde. A Prefeitura abre na próxima segunda-feira, dia 06, chamada pública para a contratação de médicos clínicos gerais.
Estão disponíveis 16 vagas para prestar serviço multidisciplinar itinerante nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais, nos bairros Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Centro, Itoupavas, Velha e Badenfurt. Os interessados devem comparecer às 14h, no setor de Seleção Pública, no 2º andar do prédio da Prefeitura, sala 25.
Na semana passada o município já havia realizado a contratação de 35 profissionais da saúde, entre eles, médicos clínicos gerais, técnicos de enfermagem e enfermeiros por meio de convocação de candidatos aprovados em processo seletivo.

Enfermeiros e técnicos em enfermagem aprovados em processo seletivo também são chamados
Os enfermeiros e técnicos em enfermagem aprovados em processo seletivo também estão sendo chamados pela Prefeitura. Na próxima segunda-feira, dia 06, os candidatos devem comparecer ao setor de Seleção Pública, no 2º andar do prédio da Prefeitura, sala 25, em dois horários diferentes para evitar aglomeração de pessoas.
Para o cargo de enfermeiro, devem se apresentar às 9h30, os classificados entre a 22º e a 50º colocação. Nesta categoria profissional, estão disponíveis nove vagas – sendo sete para prestar serviço multidisciplinar itinerante, uma vaga para o serviço de Vigilância Epidemiológica e uma vaga na Unidade Avançada de Saúde (UAS) Léo de Carvalho, localizada no bairro Garcia. Já para o cargo de técnico em enfermagem, os candidatos devem se apresentar às 8h30, aqueles classificados entre a 20º e a 50º colocação. Para esta função, estão disponíveis sete vagas – sendo seis para atuar no serviço multidisciplinar itinerante e uma vaga no Ambulatório Geral Doutor Diogo Vergara, no bairro Badenfurt.

Ambulatórios de Atendimento
Neste final de semana, o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Setor 3 do Parque Vila Germânica mantém o funcionamento das 7h às 19h, tanto no sábado, dia 04, quanto no domingo, dia 05.
Já a estrutura montada na Policlínica não terá atendimento durante o final de semana, retomando as atividades na próxima segunda-feira, 06.
Nesta sexta-feira, 3, 18 pessoas passaram pelas estruturas, sendo que nenhuma dessas pessoas precisou ser encaminhada para os hospitais da cidade.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
Durante o final de semana, a comunidade pode continuar tirando dúvidas sem sair de casa, pelo  canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561, que funciona 24 horas por dias. Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, serão retomados na  segunda-feira, das 7h às 19h.

Secretaria Municipal de Educação inicia atividades não presenciais
A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inicia na próxima segunda-feira, dia 06, as atividades de aprendizagem não presenciais para todas as crianças e adolescentes matriculados na rede. O objetivo é completar o calendário letivo de 2020, mesmo em meio à pandemia Covid-19.
As atividades serão realizadas na plataforma Google for Education e foram pensadas de forma coletiva com toda a rede, a partir do Currículo da Educação Básica do Sistema Municipal de Ensino de Blumenau. É importante lembrar que mais de 82% dos matriculados preencheram o cadastro inicial, realizado na semana passada e, destes, 94% possuem acesso à internet.
Porém, a partir do dia 13, serão disponibilizadas as atividades para as famílias que não possuem acesso a internet. As atividades estarão à disposição para retirada na Unidade Escolar, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, seguindo as orientações da Secretaria de Promoção da Saúde, com atendimento individual, em local aberto e mantendo distanciamento de filas.
O Programa Paradesporto também utilizará da plataforma Google For Education para repassar atividades para os paratletas, não somente os de rendimento, mas todos do nível escolar.

Conselho Municipal de Educação orienta atividades não presenciais
O Conselho Municipal de Educação (CME), através da Secretaria de Educação, torna público a Resolução CME Nº 002/2020, que estabelece normas de orientações sobre o regime especial de atividades de aprendizagem não presenciais para as Etapas I e II da Educação Básica de Blumenau. As atividades garantirão o cumprimento do calendário letivo, em consonância com a prevenção da Pandemia do novo Coronavírus. O documento pode ser acessado no link: https://www.blumenau.sc.gov.br/atas/wpfiltradocumento.aspx?Resolucao,3

Alô Educação Blumenau
Além disso, também a partir do dia 6, a Semed inicia um novo canal de comunicação. É o Alô Educação Blumenau, que funcionará das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, para esclarecer as dúvidas do regime especial de atividades de aprendizagem não Presenciais e atingir 100% das crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de educação.
O Canal será dividido em Educação Infantil (CEIs), por meio do (47) 99967-0399 e Ensino Fundamental (Escolas), no (47) 99727-2089, ambos para ligação ou Whatsapp.

Atendimentos em abrigo social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) mantém as rotinas de atendimento aos moradores em situação de vulnerabilidade. Três espaços realizam o atendimento às pessoas adultas e/ou famílias em situação de abrigamento, oferecendo moradia, alimentação e higienização. Além do Abrigo Municipal, a Semudes, por meio de uma parceria com a Associação Família Feliz e com a Igreja Evangélica Livre (IEL) tem garantido reforço no atendimento.

Plantão Semudes
A Semudes está com seis telefones para esclarecimento de dúvidas quanto à Assistência Social: 3381-6607, 3381-6619, 3381-6653, 3381-6640, 3381-7559 e 3381-6642. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em cada telefone uma assistente social está atendendo aos usuários que necessitem de informações quanto aos atendimentos e dando os devidos encaminhamentos. Dúvidas sobre Cadastro Único, Bolsa Família e Benefícios Eventuais também podem ser encaminhadas pelo e-mail gbtr.semudes@blumenau.sc.gov.br.

Prefeitura recebe doações na Pró-família e pelo telefone 199
A Prefeitura de Blumenau segue com a campanha para o recebimento de doações de alimentos e produtos de higiene pessoal ou limpeza para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. O recebimento das doações ocorrerá na Secretaria da Família (Pró-família), das 8h às 17h30. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e de Defesa Civil (Sedeci).
Os interessados em fazer doação devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Os atendentes vão orientar quanto ao recebimento dos donativos e caso seja em grande quantidade, a própria equipe se encarregará de buscar na casa do doador.
Até quinta-feira, 02, as arrecadações somavam 503 kilos de alimentos, 611 unidades de material para higiene e 405 unidades de material para limpeza, além de 357 cestas básicas completas.
Vale ressaltar que as doações não serão entregues na Pró-família. A entrega dos itens, para as famílias que tenham necessidade, é realizada pelos profissionais da área social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), de acordo com análise socioeconômica. As famílias que necessitarem de doações podem fazer a solicitação através da central de atendimento da Semudes, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h pelos telefones: 3381-6607, 3381-6619, 3381-6653, 3381-6640, 3381-7559 e 3381-6642.
Boletim Coronavírus Blumenau - 03/04/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 03/04/2020 Reviewed by Curta Blumenau on abril 03, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.