Boletim Coronavírus Blumenau - 15/04/2020



Casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 15, setenta e nove (79) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, dez (10) encontram-se hospitalizados, com quatro (04) pacientes em enfermaria e seis (06) em UTI.
Outros cinqüenta e quatro (54) casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Além disso, quinze (15) casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como casos recuperados.

Começa segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza em Blumenau
Inicia nesta quinta-feira, dia 16, e vai até 8 de maio, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, do Ministério da Saúde. Nesta etapa recebem a vacina os profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, além dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além do grupo da fase inicial, formado por idosos e trabalhadores da saúde.
Em Blumenau, a vacina continuará sendo disponibilizada por meio de agendamento eletrônico, com 30 salas de vacina, em Ambulatórios Gerais (Ags) e Estratégia Saúde da Família (ESFs) atendendo exclusivamente os grupos prioritários. A expectativa da Prefeitura de Blumenau é disponibilizar novo agendamento a partir desta quinta-feira, dia 16, mas não há definição de horário. O usuário deverá selecionar e declarar a qual grupo pertence e estar ciente da obrigação de apresentação de documento que comprove a declaração.
A manutenção do agendamento por meio eletrônico é necessária para evitar aglomerações e risco de contágio com o Coronavírus nas unidades em que a vacina será aplicada. Para reservar um horário basta clicar aqui ou acessar pelo celular, no aplicativo Pronto Mobile, no botão “Menu de acesso rápido”, no ícone vacinação da gripe. Esta semana, 10 mil doses foram enviadas a Blumenau pelo governo do Estado, para vacinação dos dez grupos prioritários da Campanha.
Nestes primeiros dias de inclusão dos novos grupos, a marcação por meio do aplicativo Pronto será exclusiva para pessoas com 60 anos ou mais. Os demais grupos devem agendar pelo link (disponibilizado acima ou no site da Prefeitura) ou por contato telefônico com a sua unidade de saúde. O Pronto Mobile pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS e uma nova versão, contemplando os demais grupos, deve ser disponibilizada nos próximos dias.
Clique aqui e confira os documentos de comprovação da condição profissional ou de saúde que a população pode apresentar no momento da vacinação, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Na primeira etapa da campanha, cerca de 28 mil doses da vacina foram aplicadas em idosos e trabalhadores da saúde em Blumenau.

Prefeitura emite decreto para uso obrigatório de máscaras a partir da próxima segunda-feira
A Prefeitura de Blumenau editou nesta quarta-feira, 15, o Decreto 12.615, que trata da obrigatoriedade do uso de máscaras por todos os blumenauenses. Desde o início do mês, o Ministério da Saúde vem orientando a população sobre a importância da utilização das máscaras para evitar o contágio pelo Coronavírus. Para garantir a segurança da população e reforçar a orientação, a partir de segunda-feira, dia 20, o Município torna obrigatório o uso de máscara para permanência ou circulação em logradouros e repartições públicas, estabelecimentos que exercem ou realizam atividades consideradas essenciais, estabelecimentos comerciais e passageiros de táxi ou de aplicativos.

Obra de duplicação da Ponte Adolfo Konder tem ordem de serviço assinada 
O prefeito Mário Hildebrandt assina nesta quinta-feira, dia 15, a ordem de serviço para início dos trabalhos de duplicação da Ponte Adolfo Konder, que liga os bairros Centro e Ponta Aguda. A obra, viabilizada com recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), está orçada em R$ 7,9 milhões e será executada pela empresa Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras LTDA. A meta é concluir os trabalhos em um prazo de 12 meses.
A duplicação da Ponte Adolfo Konder facilitará o fluxo de trânsito, melhorando a entrada e saída do bairro Ponta Aguda. A nova estrutura, que será erguida paralela a ponte já existente, terá 125 metros de comprimento, com 12,40 metros de largura, sendo 5,30m de pista, 4,35m de passeio e 2,75 de ciclofaixa.
Investimento público para movimentar a economia
Além dos benefícios em mobilidade urbana, o investimento público para a duplicação da ponte representa um importante estímulo para movimentar a economia local, impactada pela pandemia do Coronavírus, com a geração de empregos, consumo de materiais e maquinários necessários para a execução da obra. Somente na fase inicial, cerca de 20 trabalhadores foram contratados de forma direta, mas o objetivo é duplicar este número nas as próximas etapas. Entre os trabalhadores selecionados, mais de 85% são da região. Outros 15%, que demandam qualificação específica, são contratados de acordo com as habilidades necessárias.
A Prefeitura de Blumenau também reforçou junto a empresa o pedido para que a compra de itens como insumos, materiais de trabalho, maquinários e alimentação dos trabalhadores priorize a produção local, estimulando a economia da região. 
Medidas de segurança
Para evitar a contaminação com o Coronavírus, os trabalhos seguem todos os protocolos estabelecidos, com o uso de máscaras pelos trabalhadores, a higienização frequente das mãos e a cautela para evitar aglomerações.

Município pede ao Governo do Estado a reabertura do Sine em Blumenau
O Prefeito Mário Hildebrandt também encaminhou, nesta quinta-feira, 15, o Ofício 179, pedindo ao Governador Carlos Moisés a reabertura do Sine em Blumenau. O espaço, de responsabilidade do Governo do Estado, permanece fechado, apesar da grande demanda para encaminhamentos como o seguro desemprego. No ofício, Hildebrandt disponibiliza ainda a estrutura de atendimento da Praça do Cidadão, localizada na região central e de fácil acesso à comunidade.

Semudes inicia atendimento presencial por agendamento
Para evitar aglomerações em virtude da pandemia da Covid-19, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) retornará nesta quinta-feira, dia 16, com atendimento presencial nos equipamentos, mas apenas por meio de agendamento. O usuário deverá entrar em contato telefônico com sua respectiva unidade para marcar o horário.
Além disso, cada Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) adotará medidas administrativas para evitar aglomerações e garantir distanciamento entre os usuários.
O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) começa a atender aos usuários seguindo as orientações de distanciamento e demais normativas da área de saúde. O Serviço de Abordagem Social continua atendendo pelo número 99945-9630.
Confira os telefones e áreas de abrangência as unidades da Assistência Social clicando aqui.

Casa Civil do Estado confirma manutenção do Transporte Coletivo suspenso
Acatando a determinação do Governo do Estado, prevista no Decreto nº 554, o transporte coletivo municipal segue suspenso até o dia 30 de abril. A informação foi confirmada pelo chefe da Casa Civil, Douglas Borba, no Ofício 565, em resposta à solicitação realizada pelo Prefeito Mário Hildebrandt, no dia 09 de abril, requerendo a reavaliação da suspensão do transporte coletivo e expondo medidas de planejamento para a retomada econômica que incluíam o transporte.
A negativa ao pedido de Blumenau já havia sido anunciada durante a live do Governador do Estado, mas foi oficializada nesta quarta-feira, 15.
Em Joinville, o transporte coletivo urbano também permanece suspenso depois do Tribunal de Justiça de Santa Catarina conceder efeito suspensivo à retomada das atividades no último domingo, 12, com base em recurso do Estado.

Parceria entre Prefeitura de Blumenau e empresários possibilita nova ferramenta de teleatendimento médico
A união entre a Prefeitura de Blumenau e um grupo de empresas, na maioria do setor de tecnologia de Blumenau, está possibilitando a implementação de nova ferramenta no combate ao Coronavírus (Covid-19). O serviço, que atende por meio do WhatsApp (47) 99935-3561, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e conta com apoio de Inteligência Artificial.
Desta forma, quem busca atendimento por meio da ferramenta passará por uma triagem, realizada por um robô dotado de Inteligência Artificial (IA). A IA é treinada diariamente, de acordo com as novas descobertas relacionadas aos tratamentos e sintomas do coronavírus, para que, por meio de perguntas simples, seja capaz de encaminhar para a consulta médica somente os casos suspeitos. Estes, então, serão atendidos por um médico, por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio.
Quem entrar em contato fora do horário de expediente dos médicos e for classificado na triagem para passar à etapa seguinte, receberá informações sobre os postos de atendimento presenciais e seus horários de atendimento.
A plataforma foi construída seguindo todos os padrões estabelecidos pela portaria 467/2020 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre as ações em telemedicina durante a pandemia, e atendendo a todos os preceitos éticos, autonomia, bem como segurança e proteção das informações dadas pelos usuários.
O chat de teleatendimento médico que passa a ser disponibilizado para a população vem integrar outras ações que já estão sendo realizadas, como o Alô Saúde Blumenau.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia. Nesta quarta-feira, dia 15, o Alô Saúde Blumenau registrou 22 atendimentos, ultrapassando 1.750 consultas on-line desde o dia 26 de março, quando o serviço foi implantado.

Centralização do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus
O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, que atende de forma centralizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, segue as atividades das 7h às 19h. Nesta quarta-feira, dia 15, 21 pessoas passaram pela estrutura, com um paciente apresentando a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Prefeitura realiza campanha de arrecadação para tratar pacientes com Coronavírus
A Prefeitura de Blumenau por meio da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus) aprovou no dia 26 de março, a Lei Complementar nº 1.292, e criou o Fundo  Especial para o Enfrentamento da Pandemia decorrente do Coronavírus (Covid-19). Até esta terça-feira, dia 14, o município recebeu R$ 3.160,83, doados por pessoas físicas. Além desta quantia, o Fundo já contabiliza R$ 1,5 milhão, oriundos de recursos próprios da Prefeitura, R$ 1 milhão destinado pela Câmara de Vereadores.
A campanha de arrecadação para que pessoas físicas e jurídicas doem recursos para o Fundo, por meio do Banco do Brasil pela agência 0095-7 e conta corrente 29178-1, tem como objetivo adquirir Equipamentos de Proteção Individual (EPI), além de respiradores e outros materiais que possam ser necessários para atender a população. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o preço médio de um ventilador pulmonar para UTI é de R$ 170 mil.
A criação do Fundo permite o município receber transferências financeiras dos governos Federal e Estadual para o enfrentamento da pandemia. A fiscalização da aplicação dos recursos financeiros está sendo realizada pelo Observatório Social e pela Controladoria-Geral do Município (CGM), além dos demais órgãos de controle externo, como Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas do Estado.

Recursos do Governo Federal
A Prefeitura de Blumenau confirmou ainda o recebimento de R$ 1.018.571,73 no dia 31 de março e R$ 11.294.956,70 na última segunda-feira, dia 13, enviados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. As quantias foram destinadas ao Fundo Municipal de Saúde para combate ao Coronavírus. Os valores podem ser usados em ações de atenção básica, vigilância, média e alta complexidade, bem como aquisição e distribuição de equipamentos, contratação de serviços de saúde, contratação temporária de pessoal, divulgação de informações à população, bem como outras despesas necessárias para o enfrentamento do Coronavírus.
Boletim Coronavírus Blumenau - 15/04/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 15/04/2020 Reviewed by Curta Blumenau on abril 16, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.