Boletim Coronavírus Blumenau - 12/05/2020



Blumenau registra 385 casos confirmados de Covid-19
Blumenau soma nesta terça-feira, dia 12, trezentos e oitenta e cinco (385) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), trinta e nove (39) pessoas a mais que o registrado na última segunda-feira, dia 11, quando o município contabilizava trezentos e quarenta e seis (346) casos positivos.
Entre os casos positivos, cento e noventa e oito (198) pacientes estão em tratamento. Destes, cento e noventa e quatro (194) encontram-se em com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros quatro (04) pacientes encontram-se hospitalizados, com um (01) caso em UTI e três (03) em enfermaria. 
Além disso, cento e oitenta e quatro (184) casos, que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados. A cidade registra ainda três (03) óbitos, ocorridos na última semana. 
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel. 

Prefeitura irá disponibilizar leitos de hotéis para pessoas de baixa renda com casos confirmados de Coronavírus
A Prefeitura de Blumenau segue investindo em ações de combate à Covid-19. Na manhã desta terça-feira, dia 12, o Prefeito Mário Hildebrandt se reuniu com secretários municipais para discutir mais uma importante iniciativa, voltada às famílias de baixa renda.
A Administração Municipal está realizando um estudo junto à rede hoteleira de Blumenau com o objetivo de contratar e disponibilizar leitos de hotel para pessoas de famílias de baixa renda, diagnosticadas com Covid-19, que residem em casas de apenas um cômodo ou não tem como se isolarem do restante da família.
"Felizmente sabemos que grande parte da população de nossa cidade possui condições de cumprir o isolamento da maneira como a OMS indica, mas é nosso dever também pensar em quem não tem essa condição. Usar a rede hoteleira, que neste momento está com uma demanda bem baixa, também por causa da pandemia, é a forma que encontramos de garantir a segurança e a saúde das famílias, destaca o Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
As famílias deverão estar cadastradas nos programas sociais da Prefeitura. A Defesa Civil fará a fiscalização e a averiguação da situação de cada família. A Administração Municipal também estuda ampliar a ação para idosos que residem sozinhos e cadeirantes.

Município encaminha documentos ao Poder Judiciário em resposta à ação civil pública
O Município encaminhou nesta terça-feira, dia 12, a documentação solicitada pela Justiça em resposta à ação civil pública referente às ações e medidas adotadas pela administração no combate ao Coronavírus. A resposta ao Poder Judiciário da Comarca de Blumenau foi elaborada por meio da Secretaria de Promoção da Saúde, contendo uma compilação de documentos comprobatórios do cumprimento das determinações do judiciário. 

Secretaria de Educação entrega mais cinco mil Kits Alimentação Escolar
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), segue nesta semana com a entrega de mais 4.951 Kits Alimentação Escolar. Os quase 5 mil kits, que devem ser entregues até sexta-feira, dia 15, são destinados às crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal e que realizaram cadastro prévio para receber os alimentos. Até o momento, mais de 6 mil kits já foram distribuídos e o objetivo é disponibilizar, até o dia 22 de maio, os alimentos para os cerca de 13 mil alunos que se cadastraram. Os kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção contra o Covid-19.

Confira as unidades beneficiadas nesta quarta-feira, dia 13:

CEI Anton Max A. Spranger;
CEI Franz Volles;
CEI Frei Odorico Durieux;
CEI Frei Silvério Weber;
EBM Annemarie Techentin;
EBM Profº João Joaquim Fronza;
EBM Quintino Bocaiuva;
EBM Visconde de Taunay.

Ambulatório da Vila Germânica registra 39 atendimentos
Nesta terça-feira, dia 12, 39 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Destes, 02 pacientes precisaram ser encaminhados para um dos hospitais da cidade. Além dos atendimentos, foram realizados 73 testes, abrangendo pessoas atendidas nos Ambulatórios e encaminhadas para a Vila Germânica por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Atendimento Rápido Covid-19 avalia 61 pessoas nos Ambulatórios Gerais 
Desde a última semana, os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus contam também com um novo formato de atendimento, disponibilizado nos sete Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, o Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta terça-feira, dia 12, os AGs realizaram 61 atendimentos que resultaram em 13 encaminhamentos de testagem para confirmação de Covid-19.
O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Assim, todas as pessoas que estiverem com sintomas e suspeita de Coronavírus podem receber o atendimento rápido, em sua região e sem necessariamente ter contato com os pacientes que buscam outros atendimentos.


Confira os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral do Centro;
Ambulatório Geral do Garcia;
Ambulatório Geral da Escola Agrícola;
Ambulatório Geral da Velha;
Ambulatório Geral da Fortaleza;
Ambulatório Geral da Itoupava Central;
Ambulatório Geral do Badenfurt.

Alô Saúde Blumenau mantém atendimentos
A comunidade também pode contar com atendimento virtual por meio do Alô Saúde Blumenau, em outros dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. 
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Boletim Coronavírus Blumenau - 12/05/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 12/05/2020 Reviewed by Curta Blumenau on maio 13, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.