Blumenau já fez mais de 6 mil atendimentos relacionados ao Coronavírus


Número soma consultas do ambulatório da Vila Germânica e "fast-tracks" nos AGs.


Desde o dia 23 de março, menos de uma semana após o decreto que estabeleceu estado de calamidade em Santa Catarina referente à pandemia do Conoravírus, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), implantou ambulatórios específicos para atendimentos de casos suspeitos do novo vírus. Nestes locais já foram feitos 6.355 consultas até esta quarta-feira, dia 17.

No Ambulatório de atendimento para casos suspeitos de Coronavírus, localizado no setor 3 do Parque Vila Germânica, o serviço é destinado especificamente àquelas pessoas que tem sintomas gripais ou respiratórios, parecidos com uma gripe, como tosse, febre persistente, coriza ou espirro. Chegando ao local, o paciente passa por acolhimento e recebe orientação. Se os sintomas forem confirmados pelo profissional de saúde, a pessoa será encaminhado para consulta médica.

A prescrição para ser feito o teste tipo RT-PCR ou rápido só ocorre após a avaliação médica e vai depender desta e de critérios clínicos, como tempo de sintomas. O usuário também tem a possibilidade de ser medicado no local, quando necessário.

Nos sete ambulatórios gerais (AGs) estão funcionando, desde 8 de maio, locais de atendimento rápido, os chamados fast-tracks, onde são feitas consultas de pessoas com sintomas gripais. Também ocorre a triagem por profissionais de saúde e, se necessário, é feito o encaminhamento para fazer o teste de coronavírus. Nos AGs há a possibilidade, para casos recomendados, de ser feito o teste rápido. Os critérios indicados, neste caso, são para idosos assintomáticos, cuidadores de idosos, servidores da Semus ou ainda contatos domiciliares de pessoas que testaram positivo para Covid-19 e já são consideradas recuperadas. 

“Temos percebido um grande aumento pela procura desses atendimentos, principalmente esta semana. Mas a circulação e o isolamento social ainda são as melhores indicações para que possamos evitar a contaminação pelo vírus. E esses locais podem estar mais propícios para a transmissão. Então, pedimos que as pessoas só procurem os ambulatórios em caso de necessidade real. E lembramos que para que seja feito o teste, o médico vai seguir os critérios já estabelecidos”, reforça o secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck.

A Secretaria de Promoção da Saúde reforça ainda que, quando for realmente necessário buscar pela assistência em um desses locais, é muito importante que as pessoas pratiquem e respeitem o distanciamento social, tenham em mãos álcool gel ou façam uso das pias disponibilizadas para higiene das mãos e, obrigatoriamente, utilizem máscara.

Pacientes podem tirar dúvidas ou fazer consultas on-line

Para esclarecer dúvidas sobre o coronavírus, Blumenau disponibiliza, também desde março, soluções de tecnologia para que as pessoas evitem sair de casa. Um deles é o Alô Saúde, onde pelo telefone 156, opção 2, é possível tirar dúvidas sobre o estado de saúde com acadêmicos de medicina, orientados por um médico.

Outra ferramenta importante é o Doktor, plataforma acessível por meio do WhatsApp, no telefone (47) 99935-3561. Com apoio de Inteligência Artificial, é feita uma triagem dos pacientes e, se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta com um profissional médico, que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020) são disponibilizadas durante a semana, das 7h às 19h.

 

Por: Marília Prado

Foto Eraldo Schnaider

Blumenau já fez mais de 6 mil atendimentos relacionados ao Coronavírus Blumenau já fez mais de 6 mil atendimentos relacionados ao Coronavírus Reviewed by Curta Blumenau on junho 18, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.