Prefeitura de Blumenau define novas medidas restritivas para combate ao Coronavírus



A Prefeitura de Blumenau anunciou nesta quarta-feira, dia 24, novas medidas restritivas que visam auxiliar no enfrentamento ao Coronavírus. As determinações entrem em vigor a partir do dia 26, data da publicação do decreto que oficializa as medidas e foram definidas por conta do aumento no número de casos confirmados para Covid-19 registrados na cidade nas últimas semanas.
Desde o inicio da pandemia, o Município vem trabalhando estratégias para o combate ao Coronavírus. Entre as ações estão a distribuição de máscaras de tecido, a estruturação de três níveis da rede de atendimento em saúde para o enfrentamento do Coronavírus (Ambulatórios Gerais, Hospitais, Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus) e a contratação de novos profissionais para combate ao Covid-19.
Além disso, o aumento no número de testes para identificar pacientes com o vírus, segue como estratégia prioritária, uma vez que evita a contaminação pelos considerados assintomáticos e a redução da subnotificação. “Desde o dia 20 de abril estamos aumentando a capacidade e aplicação da testagem como estratégia para aproximação dos números com a realidade dos contaminados. Além disso, desde o dia 15 de junho, com a chegada dos testes rápidos, ampliamos o número e a possibilidade de teste, conforme a avaliação médica para cada paciente. Até essa quarta-feira, 24, 10.519 testes foram realizados na cidade. Essas ações evidenciam o aumento no número de casos, porém, mesmo com essas variáveis, os números tiveram um crescimento exponencial” explica o prefeito Mário Hildebrandt.

Novas medidas restritivas
Como medidas restritivas, Blumenau passa a controlar de forma mais rigorosa algumas atividades que envolvem o comércio, o transporte coletivo e o lazer da população. São elas:

Lanchonetes, food parks, adegas, cafeterias, bares, padarias (com exceção do comércio essencial às margens de Rodovia)
Horário de funcionamento estabelecido: até às 22h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

Restaurantes e pizzarias
Horário de funcionamento estabelecido: até às 23h.
Restrições: Obrigatoriedade das medidas sanitárias já existentes.

Supermercados, mini mercados, mercearias
Horário de funcionamento estabelecido: normal.
Restrições: Entrada autorizada de uma pessoa por família, sujeito a penalidade em casos de descumprimento.

Conveniências de postos de gasolina
Horário de funcionamento estabelecido: limitado.
Restrições: Proibido o consumo de bebidas alcoólicas no interior e arredores do estabelecimento.

Transporte coletivo
Horário de funcionamento estabelecido: último horário 23h.
Restrições: Proibida a circulação de idosos (acima de 60 anos).

Parques públicos
Fechados por tempo indeterminado.

Aglomerações de pessoas em qualquer ambiente, seja público e privado, interno ou externo
Proibido por tempo indeterminado.

Números
No início de junho, Blumenau contabilizava 799 pacientes confirmados para o vírus e nesta quarta-feira, a cidade atingiu a marca de 1.723 novos casos. Ao todo, o número de contaminados subiu 125,5% em 24 dias, demonstrando um crescimento substancial no número de contaminados.
“Diante desses números, a maior preocupação da prefeitura está voltada para a vida das pessoas e, em especial, para a população incluída no grupo de risco, como o caso dos idosos. Afinal, das seis mortes registradas no município, cinco foram de pessoas com mais de 65 anos de idade, ou seja, o grupo representa 83% dos óbitos ocorridos no Município. Por isso seguimos fazendo o apelo para que as pessoas do grupo de risco fiquem em suas casa, evitando a exposição em ambientes com grande circulação de pessoas, como é o caso do transporte coletivo” ressalta o Hildebrandt.


Prefeitura de Blumenau define novas medidas restritivas para combate ao Coronavírus Prefeitura de Blumenau define novas medidas restritivas para combate ao Coronavírus Reviewed by Curta Blumenau on junho 24, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.