Blumenau registra 19 óbitos por Covid-19


Blumenau registra nesta segunda-feira, dia 13, 19 óbitos por Coronavírus (Covid-19) no município. As vítimas foram um homem de 67 anos, portador de comorbidades, que faleceu em casa no último dia 11, e que teve resultado do exame nesta segunda-feira. Já a segunda vítima foi um homem, de 63 anos, portador de comorbidades, que estava internado em UTI, em um dos hospitais da cidade, desde o dia 28 de junho.

A cidade soma ainda 4.460 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 212 pessoas a mais que o registrado no último domingo, dia 12, quando o município contabilizava 4.248 casos positivos. 

Entre os casos positivos, 1.765 pacientes estão em tratamento. Destes, 1.722 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros 99 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 51 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 48 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 44 em UTI, sendo 25 confirmados e 19 em investigação, e 40 em enfermaria, sendo 16 confirmados e 24 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 18.922 testes para Covid-19.

O município contabiliza também 2.676 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. 

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau recebe novos respiradores nesta segunda-feira, dia 13
Diante da crescente taxa de ocupação dos leitos de UTI nos hospitais da cidade e do aumento de casos positivos de Coronavírus, novos respiradores chegam a Blumenau para dar suporte aos casos de pacientes internados com a doença. São 25 respiradores novos que estarão disponíveis em caso de aumento da demanda.

Os equipamentos foram enviados pelo Governo do Estado de Santa Catarina, e são fruto de uma reunião entre o prefeito Mário Hildebrandt e o Secretário de Saúde de Blumenau, Winnetou Krambeck, com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, realizada on-line no último sábado, dia 11, após encontro do município com representantes dos hospitais. Ao longo desta semana, 20 monitores também devem ser enviados pelo Estado à cidade, para viabilizar a constituição de novos leitos de terapia intensiva.

A intermediação junto ao governo do Estado é uma ação que busca reduzir o impacto do aumento de casos positivos de Coronavírus na cidade, principalmente em relação às internações hospitalares.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura já investiu R$ 6 milhões para proporcionar a ampliação dos leitos de terapia intensiva no tratamento da Covid-19, possibilitando a criação de 20 novos leitos de UTI no mês de junho. Ainda em março, a administração municipal também ampliou a capacidade de leitos de enfermaria no Hospital Misericórdia, a fim de dar suporte aos demais hospitais.

Com os novos respiradores e monitores, os hospitais terão a possibilidade de planejar e estruturar leitos para a população. Os outros seis respiradores que também foram enviados, devem substituir os equipamentos de alas e setores do Hospital Santa Isabel que haviam sido deslocados para atender a demanda da UTI. Blumenau possui atualmente nos hospitais da cidade 63 leitos de UTI Covid, entre leitos SUS e particulares, que são destinados preferencialmente para pacientes em tratamento do Coronavírus.

Corredores de ônibus são liberados para o tráfego de veículos a partir de terça-feira, dia 14
A Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) informa que os corredores de ônibus serão liberados para todos os veículos a partir desta terça-feira, dia 14, até que permaneça as restrições no decreto nº 12.724, que estabelece novas medidas de enfrentamento à Covid-19.

A medida visa dar mais fluidez ao trânsito, no período que a cidade está sem o transporte coletivo. A exceção é o corredor de ônibus da Rua Dois de Setembro, que fica no contrafluxo. A Seterb pede atenção redobrada dos motoristas e alerta para o compartilhamento do espaço de forma a respeitar os ciclistas, que também utilizam a via.

Secretaria de Educação vai entregar aproximadamente 4 mil Kits Alimentação Escolar
Nesta semana, entre os dias 13 e 16, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Educação (Semed), entregará aproximadamente 4 mil Kits Alimentação Escolar para crianças e adolescentes matriculadas na rede que realizaram cadastro prévio para o recebimento dos alimentos. Os Kits contêm alimentos provenientes da agricultura familiar e base seca, além de máscara para proteção conta a Covid-19.

Até o momento, mais de 16 mil Kits foram distribuídos e o objetivo é disponibilizar os alimentos durante o período em que as aulas presenciais estiverem suspensas.  As entregas ocorrerão em diversas regiões da cidade, conforme cronograma abaixo:

Terça-feira, dia 14

Unidade Escolar

Região de Entrega

Turno

EBM Tiradentes e Profª Julia S.

Garcia

Matutino

CEI Frieda Zadrozny

Glória

Matutino

CEI Osvaldo Deschamps

Glória

Matutino

CEI Profº Emiliano Stolf

Glória

Matutino

EBM Leoberto Leal

Salto do Norte

Vespertino

AG da Itoupava oferece testagem de Covid-19 para a população
A partir desta segunda-feira, dia 13, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), disponibilizou mais um ponto onde é possível, conforme observância de critérios clínicos, fazer o teste RT-PCR para detectar a Covid-19. 

O Ambulatório Geral (AG) Guilherme Jensen, localizado na Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544, Itoupava Central, que já prestava o atendimento rápido para pessoas com sintomas de síndromes gripais, agora também terá esta funcionalidade. Somente nesta segunda-feira, dia 13, foram contabilizados 88 atendimentos e 50 coletas de teste no local.

Tanto os pacientes que forem atendidos na unidade, quanto os encaminhados por outros AGs, poderão fazer o teste no AG Itoupava. Para isso, o paciente será obrigatoriamente avaliado por um médico, que irá fornecer o encaminhamento e demais orientações, caso haja indicação para a coleta. O atendimento fast-track funciona das 7h às 24h e a coleta de exames atende das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Além de possibilitar mais um ponto de coleta do teste, evitando assim longos deslocamentos por parte da população, a Semus também busca, com a descentralização, reduzir o tempo de espera no Ambulatório instalado na Vila Germânica, até então o único local onde o RT-PCR estava sendo feito. A unidade da Vila registrou, em um único dia, 340 atendimentos, entre testes, consultas e orientações, o que representa mais do que o dobro da média registrada um mês atrás.

Ambulatórios Gerais realizam Atendimento Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. Somente nesta segunda-feira, dia 13, foram realizados 417 atendimentos nos AGs, resultando em 197 encaminhamentos de coletas de testes para suspeitas de Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:
Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h

Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h

Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com o atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 9 9935-3561. Somente nesta segunda-feira, dia 13, foram contabilizados 226 atendimentos, 93 pelo telefone 156, opção 2, e outros 133 pelo WhatsApp.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 189 atendimentos nesta segunda
Nesta segunda-feira, dia 13, 189 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Três pessoas receberam encaminhamento para um dos hospitais da cidade e foram realizadas 266 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde. 

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Medidas restritivas são ampliadas para combate ao Coronavírus em Blumenau
Devido o avanço no número de casos confirmados para Coronavírus (Covid-19) na cidade, a Prefeitura de Blumenau está ampliando as medidas restritivas para o combate ao vírus. O prefeito Mário Hildebrandt assinou no último domingo, dia 12, o decreto nº 12.724, que estabelece novas medidas de enfrentamento à Covid-19.

Com registros de ocupação de 81% dos leitos de UTI e 4.460 casos positivos, a ampliação das medidas visa reduzir o crescimento acelerado no número de novos casos e o encaminhamento de casos graves e gravíssimos para os hospitais da cidade, reduzindo a demanda por leitos ambulatoriais e em especial por leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O agravamento da situação em Blumenau e na região também foi informado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do alerta 005, da última quarta, dia 08. O alerta é elaborado com base na matriz de risco do Governo do Estado, que classifica o Médio Vale do Itajaí em situação grave e iminente reclassificação para o último nível, que é o gravíssimo.

Entre as novas medidas, que complementam as normas em vigor, está a proibição à circulação de idosos (pessoas com mais de 60 anos) e pessoas com cardiopatias graves ou descompensadas, portadores de pneumopatias graves ou descompensadas, imunodeprimidos, doentes renais crônicos em estágio avançado, diabéticos, conforme juízo clínico e gestantes de alto risco. A liberação permanece apenas para a realização de atividades consideradas essenciais, como o desempenho de atividades laborativas, os atendimentos de saúde e a aquisição de produtos alimentícios e de saúde.
As restrições também preveem multa para os proprietários ou possuidores de imóveis residenciais onde for constatada a aglomeração na forma de reuniões, festas ou qualquer outra atividade com pessoas não residentes no domicílio.

Outra medida definida pelo município é a formação de cinturões noturnos, entre às 22h e às 3h, nas vias de ligação entre os bairros. Os cinturões serão acompanhados pelas ações de blitz com fiscalização intensiva de excesso de velocidade e embriaguez ao volante. 

Além disso, a partir desta segunda-feira, dia 13 e pelos próximos 14 dias, algumas atividades sofreram alterações quanto ao funcionamento. A realização de missas e cultos em igrejas ou templos de qualquer culto, bem como de qualquer reunião presencial de cunho religioso ficam suspensas. Já as lanchonetes, food parks, cafeterias, padarias, confeitarias, bares, tabacarias, adegas e similares devem encerrar o atendimento ao público até às 20h, e os restaurantes e pizzarias deverão encerrar o atendimento até às 22h. As atividades em shopping centers estão vetadas a partir das 15h de sábados e domingos. 

O Transporte Coletivo também fica suspenso por duas semanas, a partir da próxima terça-feira, dia 14. Os serviços de transporte municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros, público ou privado, bem como de veículos de fretamento para transporte de pessoas, exceto casos expressamente autorizados pela Seterb, também ficam suspensos pelo prazo de 14 dias. Com isso, as linhas exclusivas para os profissionais da saúde serão retomadas, garantindo o deslocamento das equipes. 

As aulas presenciais nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, relacionadas a educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior também ficam suspensas até o dia 07 de setembro. O decreto prevê ainda que as novas medidas não tenham prejuízo do cumprimento do calendário letivo ressalvados os estágios obrigatórios e as atividades práticas presenciais curriculares nos laboratórios de cursos superiores.

Para as empresas, fica determinado que os funcionários de grupos de risco e idosos com mais de 60 anos, serão afastados do trabalho ou realocados para atividades em home office, quando possível. O escalonamento deverá ser adotado pelas empresas, realizando a liberação para o almoço dos funcionários em turnos, com intervalos de 30 minutos entre as liberações e limitando a capacidade de lotação dos refeitórios das empresas em 35%, respeitando distanciamento e medidas de higienização. Reuniões presenciais também devem ser evitadas e as organizações com atendimento ao público devem priorizar agendamentos de horários para evitar aglomerações e para distribuir o fluxo de pessoas.

O escalonamento de horários também deverá ser adotado para as atividades da administração pública municipal e os atendimentos presenciais nas unidades da rede pública de ensino do município ficam restritos a, no máximo, três vezes por semana. 

Ampliação das medidas é embasada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) 
A ampliação das medidas restritivas também teve como base a Matriz de Risco da Secretaria de Estado da Saúde, publicado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), do governo de Santa Catarina. O documento, elaborado a partir de dados regionais referentes a isolamento social, testagem, número de casos, ocupação de leitos hospitalares, entre outros, classificou Blumenau e região na situação de risco potencial grave, com iminente reclassificação para o nível gravíssimo. 

Para a definição das medidas, também foi realizada uma discussão, no último sábado, dia 11, com os prefeitos do Médio Vale, estabelecendo ações conjuntas em diversas áreas e o compartilhamento de leitos, quando necessário, para atender as demandas de internações tanto em Blumenau, quanto em outros municípios. 

Ações complementam medidas anteriores de prevenção e combate a Covid-19
A Prefeitura destaca ainda que realiza avaliações diárias para que medidas prévias possam ser tomadas e evitem a sobrecarga dos leitos de tratamento. Alguns exemplos de ações deste acompanhamento, que ocorre desde o início da pandemia, são a ampliação de até 105 leitos de retaguarda no Hospital Misericórdia, na Vila Itoupava e a aquisição de testes dos tipos rápido e RT-PCR, visando avaliar de maneira mais realista a situação do vírus na cidade. A testagem é reforçada ainda pela instalação do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, montado no setor 3 do Parque Vila Germânica e pelos atendimentos do Rápido Covid-19, que permitem a triagem de pacientes com suspeita de Coronavírus sem que haja o contato com outros usuários da rede pública de saúde. 

Atitudes do cotidiano que contribuem para evitar a disseminação do vírus, como a higiene das mãos, o uso de máscaras e o distanciamento social, têm sido reiteradas à população pelos órgãos públicos, com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão e contágio da Covid-19. 

Força-tarefa prossegue ações de fiscalização
O cumprimento das medidas restritivas, tanto as publicadas no decreto nº 12.689, quantas as que entram em vigência, prossegue sendo fiscalizado pela força-tarefa coordenada pela Defesa Civil e que envolve, mais de 30 profissionais da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), com apoio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Polícia Militar.


Blumenau registra 19 óbitos por Covid-19 Blumenau registra 19 óbitos por Covid-19 Reviewed by Curta Blumenau on julho 14, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.