Blumenau registra 8.550 casos de Coronavírus


Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 29, 8.550 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 384 pessoas a mais que o registrado na última terça-feira, dia 28, quando o município contabilizava 8.166 casos positivos. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 28.306 testes para Covid-19.

Entre os casos positivos, 3.140 pacientes estão em tratamento. Destes, 3.069 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 128 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 75 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 53 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 60 pacientes são de Blumenau (46 confirmados e 14 em análise) e 15 pacientes da região (11 confirmados e 4 em análise). Já em enfermaria são 44 de Blumenau (25 confirmados e 19 em análise) e 9 da região (3 confirmados e 6 em análise).

O município contabiliza também 5.362 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 48 óbitos por Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Agentes de saúde vão auxiliam no monitoramento com visitas domiciliares
Iniciou nesta quarta-feira, dia 29, o monitoramento domiciliar aos pacientes que estão, ou deveriam estar, em isolamento por conta de terem contraído o Coronavírus. As equipes com servidores da saúde visitaram e visitarão a residência daquelas pessoas que por algum motivo não estão atendendo os telefonemas da Central de Monitoramento.

O objetivo da ação é conseguir dar sequência no trabalho de acompanhamento do estado de saúde do paciente com Coronavírus, bem como atualizar os dados cadastrais para garantir que a equipe consiga contactá-lo. Os agentes também verificam se o isolamento social necessário está sendo seguido.

Para o secretário de Promoção da Saúde (Semus) Winnetou Krambeck, o serviço é importante porque identifica aqueles pacientes que por alguma razão não tinham a situação da sua saúde acompanhada e atualizada pelas ligações. “Infelizmente há casos de pessoas que simplesmente se recusam a ser monitoradas. Mas sabemos que não é a maioria, por isso vamos atrás de quem nas últimas 48 horas não atendeu ao chamado para saber como essa pessoa está.”

Pessoas com resultado positivo para Coronavírus devem ficar em isolamento por 14 dias a partir da data de sintomas, bem como os demais residentes do mesmo domicílio devem permanecer isolados, para evitar assim a transmissão do vírus.

Secretaria de Educação distribui mais de 3 mil Kits Alimentação durante a próxima semana
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguirá entregando os Kits Alimentação Escolar durante a próxima semana. De segunda a quinta-feira, dias 27 a 30, cerca de 3.800 Kits serão distribuídos para os estudantes da rede municipal de ensino. A entrega dos alimentos obedecerá todas as orientações de distanciamento e higiene indicadas pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Vale lembrar que desde o início da suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias de Educação e Assistência Social já entregou aproximadamente 25 mil Kits. Os Kits são compostos por alimentos provenientes da agricultura familiar, base seca e máscaras de proteção para o Coronavírus.

Confira abaixo as entregas de quinta, 30

Unidade Escolar

Turno

EBM Anita Garibaldi (Itoupava Central)

Matutino

EBM Lore Sita Bollmann (Itoupava Central)

Matutino

CEI Irmgard Zoschke (Itpupava Central)

Matutino

CEI Profº Paulo Freire (Itoupava Central)

Matutino

CEI Robert Rudolf Barth (Itoupavazinha)

Matutino

EBM Duque de Caxias (Itoupava Central)

Vespertino

CEI Cilly Jensen (Itoupava Central)

Vespertino

CEI Nazare (Itoupava Central)

Vespertino

EBM Gustavo Richard (Fortaleza)

Vespertino

CEI Heinrich Reif (Nova Esperança)

Vespertino

EBM Annemarie Techentin (Passo Manso)

Vespertino

CEI Profª Tereza A. E. Augsburger (Salto do Norte)

Vespertino

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. 

Central de Monitoramento
A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 7h às 19h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

Ambulatório da Vila Germânica registra 115 atendimentos
Nesta quarta-feira, dia 29, 115 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 63 testes realizados no local.  Dois pacientes foram encaminhados para hospitais da cidade.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19
Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 29, as unidades realizaram 410 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 222 testes RT-PCR realizados.

Blumenau registra 8.550 casos de Coronavírus Blumenau registra 8.550 casos de Coronavírus Reviewed by Curta Blumenau on julho 30, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.