Tradicional entre os turistas, Kunst Haus se reinventa com itens para a casa e artesãos convidados

 


Espaço localizado na Vila Germânica reúne 11 artistas que querem atrair também a atenção do consumidor local com produtos que valorizam a identidade regional e a cultura dos imigrantes

Quem atua com turismo precisou se reinventar em 2020. Que o diga os artesãos da Kunst Haus, loja já tradicional na Vila Germânica, em Blumenau. O espaço, que se tornou um ponto de parada tradicional para os turistas em busca de suvenires, neste ano passou por um processo de reposicionamento.

Junto com o Sebrae, utilizando recursos do projeto Entre Contrastes, e a prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais, Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, os artesãos desenvolveram novas linhas de produtos. Na nova coleção, lançada no segundo semestre deste ano, estão peças que preservam a identidade cultural e histórica da cidade, e podem ser utilizadas no dia a dia dos consumidores.

Agora, o espaço físico da Kunst Haus também passou por uma repaginada, juntamente com à decoração para o Natal. A ideia é impactar, inclusive, visualmente, o consumidor local, mostrando que o ambiente vai muito além da oferta de lembranças aos turistas. "Temos itens de mesa posta, tapetes, produtos de decoração e presentes. Tudo produzido com técnicas que valorizam a produção manual e a identidade da nossa região. E com os desafios da pandemia, queremos mostrar que nossa produção é também para quem mora aqui, são peças de qualidade e ótimo custo-benefício", destaca Noeli Apolônio, presidente da associação dos artesãos da Kunst Haus.

Bárbara Wagner, consultora do Sebrae, diz que além da questão estética, a entidade apoiou o projeto em aspectos burocráticos. "Atuamos também na definição do mix de produtos e com consultoria em precificação. O objetivo é garantir que estes empreendedores sigam com suas demandas através de um novo posicionamento, valorizando a produção e o consumo local", comenta.

Produtos que remetem ao cotidiano dos imigrantes

Entre os produtos criados pelos artesãos da Kunst Haus estão: sachês perfumados, enxovais e jogos americanos bordados com flores que remetem à lendária Casa Meyer; itens que compõem o Wandschoner, que decorava as casas dos imigrantes; produtos de decoração com base de madeira e pintados com a técnica Bauernmalerei, amigurumis de capivaras; luminárias em cartonagem com paisagens do Vale Europeu e  necessaires inspiradas no amor de Fritz Müller pela natureza.

Artesãos convidados

Além dos artistas que fazem parte do projeto em Blumenau, o portfólio da Kunst Haus traz itens de artesãos convidados. São profissionais catarinenses já reconhecidos em suas regiões, como a Tramatusa, associação de artesãs de Lages, que desenvolvem itens com fita tusa, resíduo da indústria de papel, e itens decorativos feitos a partir de resíduos da indústria têxtil local por artesãs e designers de Joinville, como Das Catarinas e Ana Gern Design.

Por: Sabrina Hoffmann

Tradicional entre os turistas, Kunst Haus se reinventa com itens para a casa e artesãos convidados Tradicional entre os turistas, Kunst Haus se reinventa com itens para a casa e artesãos convidados Reviewed by Curta Blumenau on dezembro 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.