Defesa Civil orienta sobre ativação de abrigos em Blumenau



Blumenau dispõe de 59 abrigos para atender à população em casos de ocorrências climáticas. De acordo com o Plano de Contingência para Inundações e Movimentos de Massa elaborado pela Secretaria Municipal de Defesa Civil (Sedeci), são 29 abrigos destinados para famílias atingidas por inundações e 30 abrigos para os casos de risco de deslizamentos. 


Segundo a Defesa Civil do município, eles são abertos de acordo com a necessidade de atendimento às áreas de risco iminente. Os critérios para a ativação são definidos com base nas cotas de inundações previstas para cada região, ou mediante sinais de potencial movimentação de massa em morros e encostas.

“É importante que a população saiba identificar qual é a hora de sair do seu imóvel. No caso dos deslizamentos, é preciso estar atento a sinais de rachaduras no solo ou em paredes do imóvel, inclinação de postes e árvores, ruídos de estalos, surgimento de minas d’água. No caso de inundações, é preciso ficar atento às atualizações do nível do rio e às projeções que a Defesa Civil emite a cada duas horas” ressalta o secretário Carlos Menestrina. 

Quando é detectada a necessidade de sair de casa, as famílias precisam levar os documentos pessoais, roupas e respectivas medicações. Também devem levar alimentos de fácil consumo para as primeiras horas e itens de primeira necessidade.

Antes de deixar a residência, é importante lembrar-se de desligar o disjuntor de energia, gás e água, para garantir a segurança do imóvel até o retorno. Do total de abrigos municipais, dez estão aptos a receber famílias com animais de estimação, que devem ser levados preferencialmente em caixas de transporte apropriadas.


A lista completa dos abrigos pode ser conferida no site Alertablu (alertablu.blumenau.sc.gov.br), clicando no menu Defesa Civil > Abrigos. Até essa sexta-feira, dia 6, um abrigo segue ativado em Blumenau, na Igreja Evangélica Livre de Blumenau, na Itoupava Norte.

“Estamos monitorando a previsão de chuvas para determinar a necessidade de abertura de outros abrigos durante o fim de semana. A população poderá se informar por meio dos canais oficiais da Prefeitura”, acrescenta Menestrina. “Importante lembrar também que o abrigo é destinado para as famílias e seus pertences e não como depósito de mobílias. Famílias que ficarão alojadas em outros locais necessitarão providenciar um local seguro para seus móveis”, completa.

Confira a lista de abrigos aptos a receber animais de estimação em Blumenau
- Ativado nesta sexta-feira, 6 de outubro:
Igreja Evangélica Livre de Blumenau – Itoupava Norte

- Desativados nesta sexta-feira, 6 de outubro:
EEB Victor Hering – Vila Nova 
Ginásio EBM Machado de Assis – Itoupava Seca
EBM Felipe Schmidt – Itoupavazinha
EEB Jonas Rosário Coelho Neves – Fidélis
Paróquia Luterana – Itoupava Central
EEB Santos Dumont – Garcia 
EEB Hermann Hamann – Nova Esperança 
EEB Conselheiro Mafra –Velha Grande

Listagem completa de abrigos no site: https://alertablu.blumenau.sc.gov.br/p/abrigos

Defesa Civil orienta sobre ativação de abrigos em Blumenau Defesa Civil orienta sobre ativação de abrigos em Blumenau Reviewed by Curta Blumenau on outubro 06, 2023 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.