Boletim Coronavírus Blumenau - 08/04/2020



Casos de Coronavírus
Blumenau soma nesta quarta-feira, dia 08, cinqüenta e cinco (55) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, cinco (05) encontram-se hospitalizados, com quatro (04) internados em UTI e (01) em enfermaria. Os outros cinqüenta (50) casos com testes positivos já passaram ou estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam informações para garantir a prevenção.

Centralização do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus  
A partir desta quinta-feira, 08, o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus que funcionava na Policlínica passa a atender junto ao Ambulatório montado no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Os atendimentos, agora de forma centralizada na Vila, acontecem das 7h às 19h, inclusive na sexta-feira, dia 10, feriado da Paixão de Cristo.
Nesta quarta-feira, 08, com as duas estruturas ainda em funcionamento, 34 pessoas passaram pelas estruturas de triagem, com duas delas apresentando a necessidade de encaminhamento para os hospitais da cidade.
A orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Casos com esses sintomas aliados a dificuldade de respirar, devem procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Prefeitura prorroga prazo para pagamento de tributos
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria da Fazenda  (Sefaz), adotará, a partir desta quinta-feira, 09, um pacote de medidas para facilitar a recuperação econômica de alguns dos setores mais afetados pela pandemia do Coronavírus. Por meio do Programa Recupera Blumenau, o município irá postergar o vencimento de tributos como IPTU e ISSQN, bem como algumas taxas e ações administrativas.
As medidas abrangem autônomos, bares e restaurantes, hotéis e similares, agências de turismo e de viagens, bem como empreendimentos que atuam no setor de eventos. Pessoas físicas também serão beneficiadas com prorrogação das parcelas do IPTU, mediante comprovação de alguns requisitos.
A Prefeitura suspenderá também por 60 dias a inscrição de débitos tributários e não tributários em Dívida Ativa, bem como o ajuizamento de ações e o encaminhamento a protesto.
Para conceder os benefícios aos contribuintes, o Município postergará o recebimento de uma receita de mais de R$ 17 milhões. O pacote começará a valer a partir da publicação do Decreto, a ser assinado pelo prefeito Mário Hildebrandt nesta quinta-feira, dia 09, podendo ser prorrogado mediante a continuidade do estado de calamidade pública provocado pela pandemia mundial do Coronavírus. O prazo para requerer a prorrogação ocorrerá de 15 de abril a 30 de junho, junto à Secretaria da Fazenda.
Dúvidas sobre IPTU poderão ser encaminhadas pelo e-mail iptu@blumenau.sc.gov.br ou no Whatsapp (47)99699-0946 e as dúvidas sobre ISSQN ou Alvará podem ser esclarecidas pelo e-mail fiscaliss@blumenau.sc.gov.br no Whatsapp (47)99757-0722.

Atendimento virtual – Alô Saúde Blumenau
A comunidade também pode contar com atendimento virtual para receber orientações ou tirar dúvidas, sem sair de casa. O Alô Saúde Blumenau conta com dois canais de comunicação, por meio do telefone 156, opção 1 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561. Os atendimentos do Alô Saúde Blumenau pelo 156, opção 1, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município. Já o Whatsapp funciona 24 horas por dia. Nesta quarta-feira, 08, até 18h, foram realizados 62 atendimentos pelo 156, opção 1.

Alô Educação e atendimento pelo telefone das Escolas e CEIs
Para facilitar o atendimento e garantir que as famílias de todos os alunos da rede municipal de ensino tenham acesso às informações sobre as atividades de aprendizagem não presenciais, a Secretaria Municipal de Educação (Semed)  disponibiliza novas formas de atendimento. Até esta quinta-feira, dia 09, todas as 77 instituições de ensino seguem o atendimento por meio do telefone das unidades.
Além disso, os atendimentos do Alô Educação Blumenau seguem pelo (47) 99967-0399, para a Educação Infantil (CEIs) e no (47) 99727-2089, para o Ensino Fundamental (Escolas).
Tanto pelo Alô Educação quanto nas unidades, os telefones realizam atendimento das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Atendimentos em abrigo social
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) mantém as rotinas de atendimento aos moradores em situação de vulnerabilidade. Três espaços realizam o atendimento às pessoas adultas e/ou famílias em situação de abrigamento, oferecendo moradia, alimentação e higienização. Além do Abrigo Municipal, a Semudes, por meio de uma parceria com a Associação Família Feliz e com a Igreja Evangélica Livre (IEL) tem garantido reforço no atendimento.

Prefeitura recebe doações na Pró-família e pelo telefone 199
A Prefeitura de Blumenau segue com a campanha para o recebimento de doações de alimentos e produtos de higiene pessoal ou limpeza para famílias carentes e em situação de vulnerabilidade social. O recebimento das doações ocorre na Secretaria da Família (Pró-família), das 8h às 17h30. A ação é uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e de Defesa Civil (Sedeci).
Os interessados em fazer doação devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199. Os atendentes vão orientar quanto ao recebimento dos donativos e caso seja em grande quantidade, a própria equipe se encarregará de buscar na casa do doador.
Vale ressaltar que as doações não serão entregues na Pró-família. A entrega dos itens, para as famílias que tenham necessidade, é realizada pelos profissionais da área social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes), de acordo com análise socioeconômica. As famílias que necessitarem de doações podem fazer a solicitação através da central de atendimento da Semudes, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h pelos telefones: 3381-6607, 3381-6619, 3381-6653, 3381-6640, 3381-7559 e 3381-6642.

Prefeitura de Blumenau, seguindo determinação do Estado, prorroga suspensão de atividades por mais cinco dias
A Prefeitura de Blumenau, seguindo as determinações feitas pelo Governo do Estado, prorrogou o Decreto 12.602 que prevê a adoção de medidas emergenciais para combater o contágio do Covid-19 por mais cinco dias. O novo decreto (número 12.609) mantém as restrições e os procedimentos especiais direcionados para as áreas da Educação, com atividades não presenciais; compras emergenciais para a área da Saúde; suspensão do transporte coletivo; fechamento do prédio da Prefeitura e cancelamento de reuniões presenciais ou aglomerações, entre outras.
Por último, determina, que os servidores, cuja as atividades ou serviços públicos forem suspensos, deverão permanecer em regime de plantão.
O retorno das atividades da indústria e do comércio, ou seja, o que pode ser aberto ou não, permanece sendo disciplinado pelo Governo do Estado.

Boletim Coronavírus Blumenau - 08/04/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 08/04/2020 Reviewed by Curta Blumenau on abril 09, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.