Boletim Coronavírus Blumenau - 28/05/2020



Blumenau registra quarto óbito por Covid-19 
A Prefeitura de Blumenau confirmou nesta quinta-feira, dia 28, o quarto óbito por Coronavírus (Covid-19) registrado no município. A vítima, uma mulher de 69 anos, portadora de comorbidades, estava há cerca de 20 dias internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Além do quarto óbito registrado, Blumenau somou nesta quinta-feira, dia 28, 710 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 19 pessoas a mais que o registrado na última quarta-feira, dia 28, quando o município contabilizava 691 casos positivos.
Entre os casos positivos, 323 pacientes estão em tratamento. Destes, 317 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Outros seis pacientes encontram-se hospitalizados, sendo quatro em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dois em enfermaria. O município contabiliza também 383 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Pesquisa avalia andamento das Atividades não Presenciais na Rede Municipal de Ensino
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou nesta quinta-feira, dia 28, uma pesquisa para avaliar o andamento das Atividades de Aprendizagem não Presenciais nos Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas da Rede Municipal de Ensino. A pesquisa ficará hospedada na página inicial do site da Prefeitura, até o dia 07 de junho.
O questionário é voltado às famílias dos estudantes e tem como objetivo avaliar as atividades não presenciais, após quase dois meses. Com isso, conhecer quem está acompanhando a realização das atividades e, avaliar se as propostas oferecidas estão claras, além de entender como está a rotina de estudo das crianças e adolescentes.
As crianças, adolescentes, jovens e adultos que não possuem acesso à internet poderão retirar a pesquisa impressa, até o dia 5 de junho, na secretaria da Escola ou CEI que possui matrícula. O resultado deve ser divulgado na segunda quinzena de junho.

Vacina contra Influenza segue com agendamento disponível
A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue com agendamento disponível. Gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos fazem parte dos grupos prioritários que precisam ser imunizados. Profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência, idosos, professores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adultos de 55 a 59 anos de idade, idosos e profissionais de saúde também fazem parte dos públicos da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza. Os públicos prioritários que ainda não realizam a vacinação tem até o dia 5 de junho para garantir a imunização. A aplicação da vacina continua sendo realizada com agendamento, por meio do aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde. O App pode ser baixado gratuitamente nas lojas Android e IOS.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Por meio do telefone 156, opção 2 ou pelo canal de Whatsapp no telefone (47) 99935-3561.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.
O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Ambulatório da Vila Germânica registra 42 atendimentos nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira, dia 28, 42 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. Além dos atendimentos, foram realizadas 61 coletas de testes, abrangendo pessoas avaliadas no Ambulatório da Vila Germânica e também encaminhadas por outras unidades da rede municipal de saúde.
Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam 53 atendimentos pelo Rápido Covid-19
Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica. Somente nesta quinta-feira, dia 28, os AGs realizaram 53 atendimentos, que resultaram em 20 encaminhamentos para coleta de exames.
Confira abaixo os locais para o atendimento rápido:

Ambulatório Geral Haroldo Bachmann (Velha)
Rua José Reuter, 125 - Velha Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h
 
Ambulatório Geral Marilene G. de Aguiar (Escola Agrícola)
Rua Norberto Seara Heusi, 477 - Escola Agrícola
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Irmã Marta E. Kunzmann (Garcia)
Rua Progresso, 141 - Progresso 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h, e sábados, das 7h às 12h 
           
Ambulatório Geral Mário Jorge Vieira (Fortaleza)
Rua Paula Hoeltgebaum, 170 - Fortaleza
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Guilherme Jensen (Itoupava Central)
Rua Dr. Pedro Zimmermann, 8.544 - Itoupava Central
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h
 
Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara (Badenfurt)
Rua Werner Duwe, s/nº - Badenfurt 
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h
 
Ambulatório Geral Heinz Schrader (Centro)
Rua República Argentina, 2.077 - Ponta Aguda
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h

Boletim Coronavírus Blumenau - 28/05/2020 Boletim Coronavírus Blumenau - 28/05/2020 Reviewed by Curta Blumenau on maio 29, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.