Memória Digital: 200 anos da imigração alemã no Brasil



Você sabia que, ao aportar no Brasil em 1500, entre os tripulantes da frota de Cabral encontravam-se alguns alemães e que Johann, além de ser assistente náutico, atuou como astrônomo, médico e cirurgião? Outra presença marcante, antecedente à colonização alemã iniciada em 1824, refere-se ao alemão Hans Staden. Um visitante que esteve em terras brasileiras entre 1547 e 1549 veio como artilheiro mercenário. Foi aprisionado pelos Tupinambás, vivendo entre os indígenas durante nove meses.

Desta vivência no Brasil entre os originários da terra, por pouco escapou de ser devorado num ritual antropofágico. Salvo por franceses que se encontravam na região, retornou à Alemanha. Todas estas situações vivenciadas no Novo Mundo, Staden as relatou numa publicação lançada em 1857 sob o título "História Verídica e descrição de uma terra de selvagens, nus e cruéis comedores de seres humanos, situada no Novo Mundo da América, desconhecida antes e depois de Jesus Cristo nas terras de Hessen até os dois últimos anos". A obra ficou conhecida pelo titulo “Duas Viagens ao Brasil”. 

(Fonte: Fundação Cultural de Blumenau/Arquivo Histórico José Ferreira da Silva)


Memória Digital: 200 anos da imigração alemã no Brasil Memória Digital: 200 anos da imigração alemã no Brasil Reviewed by Curta Blumenau on março 26, 2024 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.